Domingos Cezar

Políticos, líderes empresariais e comunitários compareceram na manhã de segunda-feira (1º de maio), na Câmara Municipal de Imperatriz, para prestigiar o "Primeiro Colóquio Maranhão do Sul. Sim, é Possível", organizado pela Associação para o Desenvolvimento da Região Tocantina e do Maranhão do Sul - ADERMASUL.
O seminário foi marcado por duas importantes palestras e pronunciamentos de deputados, os quais deixaram claro aos presentes que a criação do estado do Maranhão do Sul está mais perto do que alguns creem. Ao abrir o encontro, o presidente da ADERMASUL, jornalista Josué Moura, explicou a importância do evento.
A primeira palestra foi ministrada pelo jornalista Edmilson Sanches, que demonstrou aos presentes que todos os estados e países que conseguiram suas emancipações tornaram-se mais ricos economicamente, com seu povo adquirindo uma melhor qualidade de vida. Citou um exemplo próximo: o estado do Tocantins.
Oriundo de Palmas (TO), o advogado Hélio Miranda, especialista no tema, apresentou aos diretores da ADERMASUL e aos demais interessados o caminho mais próximo para a emancipação. Mostrou detalhadamente os trâmites jurídicos e políticos necessários para a criação do novo Estado com uma estrutura necessária para sua manutenção.
O deputado federal Deoclides Macedo (PDT) afirmou que o caminho está mais próximo do que se imagina, uma vez que o projeto, de autoria do senador Edison Lobão, já foi aprovado no Senado Federal. "Agora basta apenas fazermos tramitar o projeto do ex-deputado federal Sebastião Madeira, para que possamos lutar por sua aprovação", afirmou.
"Só precisamos agora articular junto às lideranças dos demais partidos para que possamos aprovar na comissão e levar o projeto ao plenário articulado para sua aprovação", disse Macedo, ressaltando que é preciso uma articulação, nesse sentido, na Assembleia Legislativa, bem como a mobilização das entidades em busca dos votos para aprovação no plebiscito.
Autor do projeto de criação do estado do Maranhão do Sul, o ex-deputado federal e ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, iniciou seu pronunciamento rebatendo críticas de pessoas que dizem que esse tema é utilizado para campanha política. "Esse tema é político, sim, pois tem que passar primeiro no Congresso, portanto é político".
Madeira falou da tramitação do projeto e disse que o deputado Deoclides Macedo tem todas as condições de articulá-lo e levar a sua aprovação para que ocorra o plebiscito. "Agora, cabe a cada um de nós mobilizarmos a sociedade em geral, no sentido de conscientizá-la a votar favoravelmente pela criação do Maranhão do Sul".
Última componente da mesa a se pronunciar, a deputada Valéria Macedo garantiu que vai articular na Assembleia Legislativa um movimento de mobilização, principalmente junto aos deputados da região, para criação do novo Estado. O deputado federal Weverton Rocha (PDT) e o senador Roberto Rocha (PSB) enviaram em vídeo mensagem de apoio ao movimento separatista. Os pioneiros do movimento foram homenageados com certificados.