O projeto piloto de aplicação de microrrevestimento no trecho de cinco quilômetros da rodovia MA-234, entre Anapurus e Mata Roma, na Regional de Santa Quitéria, deve ser estendido para outras rodovias maranhenses. Além de apresentar uma economia de 50% em relação aos recursos tradicionais empregados na manutenção e conservação das rodovias, o serviço contribui, de forma efetiva, na durabilidade do pavimento.
O microrrevestimento é uma tecnologia semelhante a uma ‘tinta’ que penetra nas fissuras do asfalto e faz o preenchimento dando uniformidade, protegendo e proporcionando um novo ‘aspecto’ às rodovias que recebem a aplicação do produto.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, o emprego do microrrevestimento significa aplicar, de forma correta e eficaz, os recursos públicos. “A recuperação entre Mata Roma e Anapurus foi aprovado pela população, ficou belíssima, com aparência de nova e o trabalho deve ser estendido para beneficiar outras rodovias maranhenses garantindo economia e o maior alcance dos benefícios à população”. Ele afirmou que já foram recuperados mais de 50% da malha rodoviária, gerando emprego, renda favorecendo a economia em todas as regiões maranhenses.
O secretário-adjunto de Manobras Rodoviárias da Sinfra, João de Luna, explicou que somente as rodovias que apresentam pequenas fissuras no asfalto podem receber o microrrevestimento. “O tratamento da rodovia com esta tecnologia garante menos gastos com a manutenção das rodovias, um prolongamento maior da vida útil do asfalto, além do aspecto visual”.
MAs 234 e 342 - Como o trecho de cinco quilômetros da MA-234 não passava por recuperação há mais de três anos foram necessários, antes da aplicação do microrrevestimento, os serviços de requalificação e fresagem, uma espécie de nivelamento do asfalto para que a rodovia recebesse o material.
O investimento, de R$ 571 mil, na recuperação com o micro revestimento, também contemplou a sinalização vertical e horizontal, garantindo maior segurança para as pessoas que precisam trafegar no local.
Para o lavrador Antonio Neto, 54 anos, é gratificante trafegar numa rodovia praticamente nova depois de ter sofrido, por anos, transportando o que produziu para vender nas feiras da região em estradas sem condições de tráfego: “Agora está nova, vamos para casa com segurança e até chegamos mais cedo em casa não tendo que enfrentar os buracos e os riscos de acidentes”. Ele usa a rodovia todos os dias para chegar ao povoado Lagoinha, distante seis quilômetros da sede do município de Mata Roma.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), deve aplicar a mesma tecnologia no trecho de 19 quilômetros da MA-342, entre Monção e Igarapé do Meio, na Regional de Santa Inês. Para o uso da tecnologia serão necessários os serviços de recuperação da base, requalificação e drenagem para que a rodovia receba a capa impermeabilizante que prolonga a durabilidade da rodovia, um investimento de R$ 2,4 milhões na melhoria significativa das condições de trafegabilidade.
A Sinfra também estuda a aplicação do micro revestimento em três eixos de grande movimentação rodoviária Vitória do Mearim - Três Marias (MA-014), Cujupi - Governador Nunes Freire (MA-106) e Chapadinha - Pirangi (MA-034).
Emprego e renda - Os municípios próximos à região de Chapadinha, como é o caso de Anapurus e Mata Roma, recebem forte influência do agronegócio, principalmente com a produção de soja que alimenta outros setores da economia como o de serviços nas cidades. A logística relacionada a conservação e manutenção das estradas em boas condições, como a proximidade do porto de Itaqui (240 km) e o relevo extremamente plano foram apontados como os principais requisitos para os investimentos na região.
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