O clima de renovação que prepondera hoje na política brasileira motiva o empresário Richardson Lima Cruz a ingressar na vida pública. Filiado ao PSDB e com a indicação, cada vez mais forte, de que o ex-prefeito Madeira não pretende ir para a disputa em 2020, o empresário percebe a abertura de um espaço partidário para viabilizar sua candidatura a prefeito de Imperatriz. Ele já tem o apoio da família, recebeu o sinal verde do próprio Madeira para se viabilizar, e nos últimos dias tem conversado bastante com amigos os mais próximos de quem também tem recebido inúmeros incentivos.

Nesta entrevista, Richardson Lima abre o jogo sobre o desafio de ser candidato a prefeito da segunda maior cidade do Estado. Também não fugiu da pergunta sobre a anunciada ação que o Ministério Público move contra ele e da já exploração política do fato.
“O mais importante é que tenho a consciência tranquila e que tudo no campo certo deverá ser esclarecido”, ponderou.

PERGUNTA - Com a indicação de que o Madeira não será candidato, você acha que o caminho foi aberto pra você?

Entendo, em primeiro lugar, que o ex-prefeito apenas sinalizou que pretende dar um tempo em qualquer novo projeto político. Caso ele realmente não venha disputar qualquer nova eleição, acho que o campo estará aberto para todos aqueles filiados do que PSDB que alimentam o propósito de candidatura a prefeito de Imperatriz.

PERGUNTA - Como você avalia o atual momento da política nacional com o surgimento de nomes não identificados com partidos mas com qualidades pessoais?

Vejo esse fenômeno com grande preocupação, pois isso pode estar significando um forte indicativo do enfraquecimento dos partidos políticos, o que pode se revelar, mais na frente, como um perigo para a nossa democracia.

PERGUNTA - Embora alguns digam que seja cedo, você já deu algumas declarações manifestando a vontade de ser candidato a prefeito. Sabe-se que já tem o apoio da família. E os amigos o que estão dizendo disso? E o trabalho dentro do partido?

Aqueles que me conhecem, que sabem da minha história de vida, dos meus sonhos, da minha capacidade, das minha lutas, têm me incentivado de uma forma que até me emociona. Quanto ao PSDB, tenho pregado a necessidade de estarmos juntos e coesos nessa caminhada.

PERGUNTA - Na atual conjuntura, qual o perfil do prefeito que o senhor acha que Imperatriz precisa?

Entendo que o prefeito tem de ser uma pessoa comprometida em resgatar todos os valores que estão, por alguma razão, adormecidos. Tem de ser alguém com capacidade e independência moral para tirar a cidade desse quadro de desânimo e inércia em que ela se encontra.

PERGUNTA - Adversários já conhecidos, como o atual prefeito, o possível candidato do Palácio dos Leões, de alguma forma lhe intimida?

De forma alguma. Com um história de superação como a minha, os desafios, quanto maior forem, só me estimularão ainda mais para vencer a disputa.

PERGUNTA - Nos últimos dias você tem sido alvo de ataques por conta de uma ação movida pelo Ministério Público. Você acha que esses ataques têm ligações com o anúncio da sua pretensa candidatura a prefeito?

Sobre esse assunto, eu diria que da decisão de juiz a gente recorre, apela, principalmente quando se tem a consciência limpa. Se for o caso, vamos até à última instância para provar que não comentemos delito algum. O duplo grau de jurisdição existe para isso e faremos uso dele. Agora, eu só lamento que tenha muita gente querendo tirar proveito político da situação.

PERGUNTA - Se o senhor fosse fazer um pronunciamento oficial à população de imperatriz neste Natal e final de ano, com vistas a 2020, o que o senhor diria?

Que neste Natal reflitamos sobre o que realmente desejamos para o ano que vem e que no final de 2019 estejamos certos do que queremos para 2020. (Assessoria)