W. Marinho

Faltando um mês para as convenções partidárias, que este ano serão realizadas de 20 de julho a 5 de agosto, os principais grupos políticos começam a definir suas posições em relação às eleições municipais deste ano. Embora todas estas definições ainda necessitem ser concretizadas oficialmente nas convenções, quando são homologadas pela Justiça e pelos filiados dos partidos.
Em Imperatriz iniciou-se a pré-campanha com onze pré-candidatos a prefeito. Aos poucos o número começa a reduzir com as alianças que estão sendo feitas entre os grupos políticos. Os pré-candidatos eram Ildon Marques, Rosângela Curado, Francisco de Assis, Edmilson Sanches, Daniel Souza, Miriam Reis, Pastor Porto, Ribinha Cunha, Esmerahdson de Pinho, Maria das Graças e Francisco Almeida. Com o passar dos dias, os grupos começaram a sentir a necessidade de buscar alianças objetivando fortalecer seus projetos e outros decidiram abandonar o projeto por não conseguir viabilizá-lo.
Assim foi com a Dra. Maria das Graças, depois com Esmerahdson de Pinho. O primeiro não encontrou legenda e o segundo não teve apoio necessário para sua candidatura. Agora surge como opção para compor a chapa com o PDT de Rosângela Curado.
Ontem, a cidade amanheceu com a informação de que o deputado Marco Aurélio teria desistido de ser candidato a prefeito pelo PCdoB. O parlamentar foi procurado durante boa parte da tarde para falar sobre o assunto, mas seu telefone sempre caiu na caixa postal.
Também especulou-se que o partido do governador iria anunciar apoio ao PDT, o que não foi confirmado pelos líderes do PCdoB. O jornalista Márcio Jerry, presidente estadual dos comunistas, informou que continua dialogando com os partidos da coalizão que elegeu o governador e que nos próximos dias deverá anunciar oficialmente a posição. Ou seja, não confirmou ou desmentiu desistência do PCdoB de disputar a prefeitura de Imperatriz.
O presidente municipal Clayton Noleto também afirmou que o partido continua dialogando com os partidos aliados. 
No campo da especulação, pois só com as convenções podem ser confirmadas, estariam desta forma as composições para outubro:
PSB-PP Ildon / Frederico Angelo ou Hamilton Miranda; PDT, PCdoB, PRB, PRTB, DEM, PEN, PR e PV, com Rosângela Curado / Esmerahdson ou Adonilson Lima; PSC e PSDB Ribinha Cunha / Miriam Reis ou Daniel Souza; caso seja confirmada a participação do PSDB com candidato próprio, seria o advogado Daniel Souza. Chico Brasil, do PHS, sem partidos aliados e sem indicação de nome para a vice; delegado Assis, do PMDB, teria chapa pura, com a vereadora Fátima Avelino como vice. Edmilson Sanches (PPL), ainda sem vice e sem partidos aliados. O PPS também ainda não se manifestou quem irá com Luiz Carlos Porto, claro se ele for lançado candidato. O Pros ainda não decidiu com quem irá se aliar na majoritária.