Hemerson Pinto
A discussão foi iniciada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Hamilton Miranda, na sessão realizada na manhã de ontem. Pelo menos sete vereadores se manifestaram em relação à substituição do comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Edeilson Carvalho, anunciada ao fim da tarde da última terça-feira.
Ao usar a tribuna Freitas Filho, Hamilton Miranda afirmou que gostaria de pedir ao novo comandante da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Aldimar Zanoni Porto, um pouco mais de chance ao Tenente Coronel Edeilson, pelo menos até o atual comandante do 3º BPM concluir seus planejamentos de trabalho, referindo-se às ações de combate ao crime.
Pedindo espaço na fala de Hamilton, o vereador Buzuca declarou que “o Edeilson conhece bem a realidade da cidade. Quero mostrar aqui a minha indignação e sugerir que se forme aqui uma comissão para ir até São Luís falar sobre o assunto”.
Raimundo Roma, apresentador de um programa da TV na área policial, foi o terceiro a tocar no tema. O vereador considerou lamentável a mudança, afirmando que ‘ficou deselegante o Cel. Zanoni tirar de forma tão rápida o Cel. Edeilson. Ele está há menos de dois anos no comando”. Roma ainda comentou que na área militar “é difícil evitar interferências externas”.
Na opinião do vereador Chiquim da Diferro, “o Cel. Edeilson fez um trabalho melhor que o Zanoni (referindo-se à passagem de Zanoni pelo comando do 3º BPM)”, e reforçou: “Zanoni não fez metade do que ele (Edeilson) está fazendo”.
Uma reivindicação justa foi como considerou a discussão o vereador Marco Aurélio. No pensamento do legislador, a decisão de troca de comando é do novo comandante da PM do Maranhão, “mas a segurança é a da nossa cidade. Edeilson surgiu da base, ele tem sintonia com os soldados”, disse.
Apenas o vereador João Silva demonstrou posicionamento contrário a uma possível assinatura de documento pedindo ao Governo do Estado que o Ten. Cel. Edeilson Carvalho seja mantido na função.
João Silva afirmou que aprova os feitos do comandante do 3º BPM à frente do batalhão, mas também não concorda com a formação de uma equipe para ir à capital do estado conversar com o Governo sobre o assunto. “O major deve ser de confiança dele (Cel. Zanoni). De nada vai valer os vereadores diante do coronel, comandante da PM do Maranhão”, declarou.
O Ten. Cel Edeilson Carvalho está no comando do 3º BPM desde março do ano passado. A mudança no batalhão foi promovida pelo novo comandante da PM do Maranhão, Cel. Zanoni Porto. O novo comandante será o Major Markus, do Batalhão de Barra do Corda. A posse está prevista para o dia 28 deste mês.
Comentários