Policiais participam do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária

São Luís - Quarenta profissionais do Sistema de Segurança, entre policiais civis, militares, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de São Luís, Imperatriz, Balsas, Pedreiras, Caxias e Bacabal foram certificados na tarde dessta sexta-feira (28), como multiplicadores de Polícia Comunitária. A cerimônia de encerramento do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária aconteceu no Auditório Delegado Leofredo Ramos, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e reuniu alunos, familiares, além de palestrantes e instrutores.
A solenidade foi presidida pelo secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antonio Roberto dos Santos Silva. Presentes, também, o delegado Rodson Almeida; o comandante da Guarda Municipal, Eduardo Krause; Graça Nery, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Porfírio Candanedo Guerra, e ainda o Major Alexandre, subcomandante do 9º BPM, entre outras autoridades.
Com carga total de 80 horas/aulas, a capacitação objetivou formar instrutores para que possam ministrar aulas nos cursos de Promotores de Polícia. O curso de Multiplicador é uma iniciativa fruto de um convênio firmado entre a SSP, por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça.
“Segurança Pública se faz com o envolvimento de todos os atores sociais, município, estado e comunidade. Neste curso com a presença de diversos segmentos discutimos e traçamos metas de acordo com a filosofia comunitária de policiamento, para que juntos possamos construir uma sociedade que valorize o cidadão”, comentou o secretário adjunto Antonio Roberto, que também foi aluno da turma.

Conteúdo
Todo o conteúdo programático é composto de disciplinas baseadas na filosofia de Polícia Comunitária. No novo conceito de se fazer segurança, o policial em conjunto com a comunidade planeja, diagnostica e executa ações de prevenção e de combate a criminalidade. Neste curso, 11 disciplinas foram ministradas. Na lista constam: Direitos Humanos, Gestão de Projetos, Teoria e Prática do Ensino: formação de Multiplicadores do Curso Nacional de Polícia Comunitária, entre outras.

Ensinamentos
Para o orador oficial da turma, major Silvio Carlos Leite, “tornar-se um multiplicador é um ganho não só dos alunos, mas de toda a sociedade”.
“Essa capacitação nos mostra uma forma mais crítica nosso papel de dentro da sociedade. Nós, agora multiplicadores, devemos com mais técnica pesquisar, inovar, combater, disseminar e, acima de tudo, apresentar oportunidades de solução para as diversas problemáticas que assolam a nossa sociedade no que tange a segurança. Estas soluções precisam envolver todos”, frisou o oficial.