A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) mobilizou todo o seu aparato policial para garantir tranquilidade durante a realização do concurso público para a área da Segurança Pública, promovido pelo Governo do Estado.
Diversas medidas foram adotadas para que o processo seletivo ocorra dentro da normalidade nos dias de provas, que serão aplicadas neste sábado (1º) e domingo (2). Além de São Luís, as cidades de Caxias e Imperatriz também receberão reforços na segurança durante todo o período de realização do concurso. A cúpula do Sistema de Segurança integra o Gabinete de Gerenciamento de Crise, que ficará instalado durante os dois dias, nas dependências da Faculdade Atenas Maranhense (Fama).
Todos os detalhes do Plano Estratégico de Segurança foram acertados em uma reunião realizada nas dependências da Delegacia Geral de Polícia, na sede da SSP, na Vila Palmeira, em São Luís, coordenada pelo subdelegado geral de Polícia Civil, Marcos Afonso Júnior, e onde estiveram presentes também o superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchoa; e o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Jéferson Teles.
No total, estão sendo empregados cerca de 500 homens das Polícias Civil, Militar e ainda do Corpo de Bombeiros. Só na capital, cidade com maior número de locais de prova, a PM utilizará 150 policiais dos 1º, 6º, 8º e 9º batalhões com viaturas e do Ronda da Comunidade e equipes a pé, que percorrerão os bairros e as áreas no entorno de onde terão escolas com realização de provas. Policias do Batalhão de Choque (BpChoque) e motocicletas do Esquadrão Águia também integrarão os trabalhos.
Já a Polícia Civil destinará 180 homens, entre delegados, escrivães e investigadores destacados para o certame em todo o Estado. A Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) reforçou os plantões do Cohatrac, Cidade Operária, Vila Embratel e Refesa. Em cada colégio ou universidade onde haverá prova, foram alocadas equipes policiais, compostas por um PM, um investigador e um militar do Corpo de Bombeiros. A medida é uma ação de pronto emprego caso haja necessidade imediata de uma intervenção policial.
“Unimos as três forças (Polícia Civil, PM e Corpo de Bombeiros) para os candidatos tenham segurança e que o concurso ocorra dentro da normalidade. Nossos policiais estarão de prontidão para combater e evitar qualquer tipo de crime. Nenhum tipo de fraude será permitido”, garantiu o subdelegado geral de Polícia Civil, Marcos Afonso Júnior.
Interior
Já nas cidades de Caxias e Imperatriz, a SSP montou um plano especial para atender estes locais. Em Caxias, os trabalhos serão coordenados pelo Superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jair de Lima Paiva. Policiais Civis de Timon e de municípios próximos já estão em Caxias para trabalhar na segurança do certame.
Publicado em Política na Edição Nº 14568
Comentários