Antonio do Carmo recebendo título do seu imóvel das mãos do deputado Jair Farias - Divulgação

A Prefeitura de Sitio Novo do Tocantins, norte do Estado, por meio da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária em parceria com a Corregedoria de Justiça do Estado, entregou na manhã desta sexta-feira (07) 103 registros imobiliários. Cerimônia foi realizada com a presença do deputado estadual, Jair Farias, do juiz Océlio Nobre (virtualmente) e do secretário Hans Lawson Alves.

 Nesta primeira etapa foram beneficiadas as famílias da região do Centro da cidade. O comerciante Antonio Almeida foi um dos primeiros a receber seu registro e ressaltou que os títulos definitivos significam um grande avanço e garantem melhorias para o imóvel e desenvolvimento para o município.
"Já esperávamos há muito tempo por este documento, minha família é uma das primeiras que chegaram aqui. Com ele vamos poder investir na nossa propriedade", disse o comerciante ao revelar que já tem planos de financiar a construção de uma pousada no seu terreno que tem título emitido e registrado em cartório. 
Outro beneficiado foi o empreendedor Antônio do Carmo Leitão, morador de Sitio Novo há 14 anos. "Estou muito feliz, sem o título não temos a garantia jurídica da nossa propriedade. Agora eu posso pensar numa construção ou reforma para meu imóvel, porque vou poder solicitar ajuda das instituições financeiras" - comemorou. 
Jair Farias pontuou o esforço da prefeitura e do judiciário para a entrega destes títulos que para ele, é a realização de um sonho. 
"Sítio Novo a partir de hoje terá dias de mais prosperidade. Parabenizo aqui todos os envolvidos no processo, pois o município agora está habilitado para fazer qualquer tipo de financiamento imobiliário. Os sitionovenses agora têm verdadeiramente seus títulos definitivos, e o mais importante, com a segurança jurídica. Eles saem da condição de posseiro para proprietário legal" - afirma o deputado.
Para Océlio Nobre, a questão fundiária entra no contexto da segurança que as famílias precisam ter para atestar sua propriedade e partir disso buscar investimentos para seu imóvel ou impulsionar um empreendimento. "Elas precisam ter essa liberdade e essa liberdade chega com este documento. Sitio Novo tem um certo pioneirismo no processo de regularização fundiária, o prefeito está de parabéns pelo trabalho desenvolvido nesta área" - afirmou o juiz. (Assessoria)