Domingos Cezar
A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) realizou, na noite da última sexta-feira (28), a solenidade de posse da nova diretoria e a entrega do Prêmio AIL 2017. O evento contou com a participação poética da acadêmica Adriana Moulin Picolli e do instrumentista Chiquinho França, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI.
No primeiro ato, a solenidade presidida pela acadêmica Edna Ventura empossou a diretoria assim constituída: Presidente - Raimundo Trajano Neto, Vice-Presidente - Liratelma Cerqueira, 1º Secretário - Domingos Cezar Ribeiro, 2º Secretário - Ariston di França, 1ª Tesoureira - Antonia Arlene Azevedo e 2ª Tesoureira - Maria Helena Ventura Oliveira.
Em segundo momento, a coordenadora da solenidade procedeu a entrega do Prêmio AIL 2017 ao poeta Ribamar Silva, vencedor com sua obra "Encantos Poéticos". O prêmio foi entregue pelo presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Chiquinho França, e pelo secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, os quais representaram o prefeito Assis Ramos.
Momento de muita emoção foi quando, ao agradecer à Academia de Letras e à Prefeitura de Imperatriz, parceiros no Prêmio AIL, pela escolha de sua obra, Ribamar Silva destacou o trabalho do editor Adalberto Franklin, falecido recentemente. Membro ativo da Academia de Letras, Adalberto Franklin, naquela data, completaria 54 anos de idade.
Ao usar a palavra, o titular da SEMED, Josenildo Ferreira, justificou a ausência do prefeito Assis Ramos na solenidade, ressaltando que ali se encontravam do governo municipal, além dele e Chiquinho França, a acadêmica Edna Ventura, titular da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
Reafirmou o compromisso do prefeito Assis Ramos com a educação e cultura e garantiu que a Prefeitura vai manter a parceria com a Academia Imperatrizense de Letras. "Vou estudar com o prefeito Assis Ramos a possibilidade de aumentar o valor deste tão importante prêmio", afirmou Josenildo Ferreira.
Convidado de honra da AIL, o deputado Marco Aurélio Azevedo disse de sua satisfação de participar de tão bela solenidade. Disse que sua relação com a Academia vem se aprofundando com a realização do Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP, quando instituiu o Vale Livro. "Começamos com uma emenda de 100, passamos para 200 e esse ano vamos destinar 300 mil reais para o SALIMP", concluiu.
Comentários