O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), vem desenvolvendo um grande programa rodoviário, que inclui construção, restauração e conservação de estradas em todo o estado. Também realiza obras civis e de mobilidade urbana de relevância estruturante, como o Espigão Costeiro da Ponta d’Areia e a Via Expressa, em São Luís.
“São obras estruturantes realizadas por determinação da governadora Roseana Sarney e em todo o Maranhão. O governo está levando asfalto a todos os municípios, melhorando a qualidade de vida da população, facilitando o deslocamento das pessoas e melhorando o escoamento da produção”, declarou o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva.
Segundo o secretário, dos 4 mil km do total de estradas pavimentadas até hoje em todo o estado, 2 mil km foram obras da governadora Roseana. “Por sete anos não houve restauração ou conservação de estradas no Maranhão. Com o retorno dela ao governo, em 2009, esse trabalho foi retomado e também ampliado com obras de pavimentação de estradas, interligando todos os municípios”, assinalou Luís Fernando.
Nessa grande ação o governo priorizou 14 municípios, que em breve serão interligados, via pavimentação, a importantes eixos rodoviários – MAs ou BRs. Serão mais 500 km de malha viária que receberão asfalto, com investimentos de R$ 600 milhões, obras que beneficiarão mais de 3 milhões de habitantes. “O Maranhão se tornará o primeiro estado nordestino a garantir acesso por asfalto a todos os seus municípios”, afirmou o secretário, ao informar que as estradas deverão ser inauguradas até abril de 2014.
Outras duas grandes obras estruturantes e fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado, de responsabilidade da Sinfra, são o Anel da Soja e a Estrada do Arroz, que irão beneficiar municípios das regiões tocantina e sul do Maranhão.
Em visita à Agrobalsas, no mês de maio, durante ações do Governo Itinerante, a governadora Roseana Sarney assinou edital de licitação para construção do Complexo do Anel da Soja, essa que é uma antiga reivindicação dos produtores da região sul do Maranhão. Serão 300 km de circuito rodoviário pavimentado, que irá facilitar o escoamento da produção de grãos e reduzir o custo com frete. “Essa obra dará um novo salto na produção de grãos, criando mais emprego e renda na região”, afirmou o secretário.
Estrada do Arroz
Já a Estrada do Arroz, que liga os municípios de Imperatriz e Cidelândia, terá seus 51 km de extensão pavimentados pelo Governo do Estado. Os recursos já estão assegurados e a obra será iniciada no segundo semestre de 2013, com prazo de entrega no fim de 2014. Além de grãos, a pavimentação da estrada irá facilitar o escoamento da produção leiteira da Região Tocantina, em torno de 300 mil litros de leite/dia. “Essa é outra obra importante que viabilizará o escoamento da produção”, frisou Luis Fernando.
Obras civis e de mobilidade urbana
Uma das grandes obras civis que a Sinfra vem realizando, em São Luís, é o projeto de urbanização do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, orçada em 32 milhões, e que irá transformar aquela área no novo cartão postal da cidade e num espaço de lazer para a comunidade local e turistas.
O projeto teve início com a construção do quebra-mar com a finalidade de conter a erosão no local. Agora, as obras de urbanização estão a todo vapor, com a construção do braço do espigão, de 128 metros de extensão e 8,2 metros de largura, que proporcionará a edificação da Marina da Ponta d’Areia e garantirá a chegada das embarcações na região de forma mais segura.
A urbanização prevê a instalação de quiosques de conveniência, bancos e um grande calçadão que pode ser utilizado para práticas esportivas, como ciclismo, corrida e caminhada. Inclui ainda a construção de um deck feito a partir de madeira reaproveitada, que contará com palmeiras imperiais como item de ornamentação, além de iluminação, pavimentação, fixação de proteção lateral, locais para coleta de lixo, pontos de observação, entre outros espaços paisagísticos.
Outra obra de impacto infraestrutural realizada pelo Governo do Estado na capital maranhense é a Via Expressa, cuja primeira etapa já foi entregue, compreendendo trecho de 2,5 km ligando a Avenida Carlos Cunha ao bairro Cohafuma, com três faixas, sendo uma exclusiva para ônibus, além de ciclovia. A obra avança agora até o Maranhão Novo.
A integração viária da Ilha, abrangendo os quatro municípios – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa – é outro projeto impactante: o chamado Anel Metropolitano, cujo primeiro já teve elaboração de projeto autorizado e corresponde à obra de duplicação da MA-203, a partir do trecho do colégio Marista, no Araçagi até a Raposa.
Na semana passada, em Raposa, o Governo do Estado entregou o Porto do Braga, que foi totalmente reconstruído e urbanizado, com investimentos de R$ 3.951.716,81. A obra beneficia cerca de 10 mil pescadores que trabalham no município, responsáveis por uma produção de 10 mil toneladas/dia de pescado.
O secretário Luís Fernando destaca ainda como obras civis de grande relevância as reformas do Estádio Castelão e a Biblioteca Pública Benedito Leite, em São Luís, além de mercados e estações rodoviárias no interior do estado.
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