Em solenidade realizada ontem (5), a Prefeitura de Imperatriz reabriu oficialmente a unidade municipal do Sistema Nacional de Emprego (SINE), criada por meio de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A primeira fase, de apenas dois anos, encerrou em novembro de 2012.
De acordo com o diretor executivo do Sine Municipal, Arnaldo Júnior, o prefeito Sebastião Madeira, com apoio do deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA), conseguiu celebrar novo convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego. Ele explicou que devido à burocracia o órgão passou mais de seis meses fechado, mas que agora com a celebração de novo convênio o funcionamento do órgão será por um período de até cinco anos.
“O deputado Weverton Rocha não mediu esforços para agilizar o processo de tramitação que reativou o funcionamento da unidade municipal do Sine em Imperatriz”, disse ele, que também relata a preocupação dos vereadores Fidelis Uchôa, Esmeradhson de Pinho e Marco Aurélio, que frequentemente solicitam informações sobre a reabertura do Sine Municipal.
Arnaldo Júnior lembra que o objetivo do órgão é prestar serviços à comunidade que, atualmente, somente são oferecidos pelo Sine estadual e na Gerência Regional do Trabalho (GRT), tais como intermediar vagas de trabalho com mão-de-obra disponível no mercado, solicitação do seguro desemprego e, em breve, emissão da carteira de trabalho, em parceria com a Gerência Regional do Trabalho.
Em sua fala, o gerente regional do Trabalho, Luís Fernando, considerou de suma importância a reabertura da unidade do Sine Municipal, pois contribuirá para desafogar a grande demanda por atendimento. Ele também observou que o Sine Municipal atenderá não somente Imperatriz, mas toda a região Tocantina, bem como trabalhadores dos estados do sudoeste do Maranhão, norte do Tocantins e sul do Pará.
“Essa unidade é tão importante quanto o Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão, considerado referência em atendimento de saúde na região sudoeste do Maranhão, inclusive para os estados do Pará e Tocantins”, comparou.
Na ocasião, o prefeito Madeira lamentou a burocracia para conseguir firmar o novo convênio que viabilizasse a reabertura do Sine Municipal em Imperatriz. E destacou a importância do órgão que nesses dois primeiros anos prestou relevantes serviços à comunidade, principalmente à classe trabalhadora da cidade e da região Tocantina.
Ele lembrou ainda que “toda vez que o município coloca um serviço à disposição da população de Imperatriz, ao invés de resolver, gera uma demanda ainda maior por ser uma cidade de referência em vários setores, cuja estrutura da cidade acaba atendendo à população de uma macrorregião que engloba três estados”.
“Nós queremos prestar um serviço de excelência à comunidade em todos os setores da gestão municipal, assim como também nessa unidade do Sine Municipal de Imperatriz”, concluiu o prefeito Madeira.
Presenças – Participaram da solenidade de reabertura do Sine Municipal: o prefeito Sebastião Madeira, acompanhado do diretor Executivo Arnaldo Júnior (Sine Municipal); do presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Euclides Viêra; do vice-presidente da Câmara de Imperatriz, Esmeradhson de Pinho; o vereador Fidelis Uchoa; o presidente da Fundação Cultural, Lucena Filho; os secretários Zesiel Ribeiro (Educação), Cleto Vasconcelos (Sepluma), Daniel Souza (Regularização Fundiária), Iramar Cândido (Administração), Neto da Ampere (Sedel), Liberato Rodrigues (Receita Municipal); Richard Seba (Assessor especial da Sepluma), Hudson Alves (chefe de Gabinete) e Luís Fernando, gerente regional do Trabalho, em Imperatriz. (Ascom)
Publicado em Política na Edição Nº 14772
Comentários