Com o objetivo de aumentar substancialmente a produtividade, das unidades empresariais a partir de correções rápidas no processo produtivo, o programa Brasil Mais Produtivo chega a Região Tocantina. A iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, tem a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) será o executor do programa, que visa melhorar em até 20% os processos produtivos das empresas em todo Brasil.

No primeiro ano do programa serão atendidas 3 mil indústrias de pequeno e médio portes, nos setores de calçados, vestuário, alimentos e bebidas, metalmecânico e moveleiro. No segundo município mais importante do Maranhão, o Brasil Mais Produtivo ganha o apoio do Sindicato das Indústrias de Móveis de Imperatriz e Região (SINDIMIR). A demanda será concentrada no setor moveleiro, um dos que mais empregam e tem alto potencial de exportação.
Segundo o presidente do Sindimir, Carlos Geisel, a produtividade é o aspecto que mais depende da ação da própria indústria. “É uma iniciativa boa e necessária, e nós que fazemos parte do sindicato, abraçamos essas ações que melhoram não só a formação dos trabalhadores, mas, também avançam na qualidade dos processos produtivos, a fim de promover a competitividade da indústria moveleira”, afirma.
Durante o projeto, os consultores atuarão dentro de cada empresa participante utilizando a metodologia da manufatura enxuta, baseada na redução dos sete tipos de desperdícios mais comuns que ocorrem no chão de fábrica: excesso de produção e de processamento, tempo de espera, transporte, inventário, movimento e defeitos.
Além disso, para obter a ampliação da produtividade, avaliam excesso de estoque, disposição inadequada dos espaços de trabalho, falta de organização de peças e insumos, como ferramentas, e ausência de padronização de cada etapa de montagem.

Como participar 

Podem participar do programa indústrias manufatureiras de pequeno e médio portes, que tenham entre 11 e 200 empregados. Os interessados em participar devem procurar informações junto ao sindicato, localizado na Rua Bahia, 611, pelo telefone 3254-8624 ou ainda na própria unidade do SENAI, em Imperatriz.