Os contracheques dos trabalhadores em educação da rede estadual do Maranhão estão apresentando descontos retroativos aos anos de 2011 a 2013 para o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Maranhão (Sintsep). Diante do fato, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma) esclarece que o recolhimento para o Sintsep é indevido e adianta que está recorrendo à Justiça para devolução dos valores.
O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, explica que o recolhimento do Imposto Sindical, correspondente a um dia de trabalho remunerado durante um ano, só pode ser efetuado em favor da entidade que representa determinado segmento frente ao Poder Público. “Esses descontos não têm nenhuma validade e são totalmente indevidos, pois o Sintsep não tem legitimidade de representar os trabalhadores em educação pública do Maranhão”, enfatiza.
A Assessoria Jurídica do Sinproesemma tomou conhecimento que o desconto realizado no mês de dezembro foi motivado por uma ação judicial que tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública, de autoria do Sintsep, onde requer o imposto sindical de todos os servidores públicos do Estado do Maranhão, incluindo professores, especialistas e funcionários de escola. “Vamos ajuizar um mandado de segurança para devolver todas as quantias aos trabalhadores em educação que tiveram os descontos”, assegura Júlio Pinheiro.
Publicado em Política na Edição Nº 14891
Comentários