As transmissões das Sessões Extraordinárias com Votação Remota por Vídeoconferência pela Assembleia Legislativa do Maranhão, via redes sociais, têm incentivado a participação direta da população maranhense nas discussões do Parlamento Estadual. A última sessão virtual, por exemplo, que aconteceu na segunda-feira (11), foi assistida por 852 pessoas na live feita no Instagram oficial da Assembleia, com centenas de comentários ao decorrer das quatros horas de transmissão.
Na página oficial da Assembleia, no Facebook, que também transmitiu os trabalhos em tempo real, mais de cinco mil pessoas acompanharam a sessão remota. Já a transmissão via página da TV Assembleia contou com a audiência de mais de três mil internautas, registrando mais de 300 comentários sobre os projetos que estavam sendo discutidos.
Na ausência da galeria convencional, as sessões remotas inauguraram a "galeria virtual", onde o internauta participa com comentários, se manifesta, dá opinião, sugere aprovação ou não de matérias, tornando ainda mais democrático o processo de discussão e aprovação dos projetos apreciados pelos parlamentares.
As sessões com votação remota começaram a ser realizadas após a adoção das medidas de isolamento social para o enfrentamento da Covid-19 no Maranhão. A modalidade foi a alternativa encontrada pela Mesa Diretora, sob a liderança do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), para que os trabalhos não fossem interrompidos e as matérias importantes continuassem sendo apreciadas, principalmente, as que estão diretamente ligadas ao combate da pandemia do novo coronavírus no estado. (Agência Assembleia)