"Sou filho de sertanejo, criado com costela de boi, sopa de corredor e merenda de caroço de macaúba. Acostumado a grandes desafios. Vamos libertar o povo do São Félix de Balsas, construindo a ponte sobre o Rio Balsas". Dessa forma reagiu o senador Roberto Rocha (PSDB) ao ser provocado, pela segunda vez, em menos de um mês, sobre a situação de isolamento na qual vive aquele município da chamada "Ilha de Balsas", no Sul do Estado.
A primeira provocação foi dirigida ao parlamentar ainda no início de dezembro pelo vice- presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Região do Saco, João Pereira da Silva. No documento, a associação ressalta a importância da construção da "Ponte do São Félix" para o desenvolvimento da economia, a segurança e o escoamento da produção daquele município e da região, além de tirá-lo do isolamento.
A segunda provocação foi feita pelo vereador Júnior Cardoso. Num vídeo encaminhado ao senador, Junior fez um amplo relato da situação do município e concluiu dizendo: "senador, veja o que o senhor pode fazer pelo povo de São Félix". Conforme o vereador, há muitos anos que existe a promessa do governo do Estado de construir a ponte que nunca saiu.
Roberto Rocha estava em Brasília, no Senado, trabalhando para empenhar o maior volume de recursos para os municípios maranhenses quando recebeu a mensagem do vereador Júnior Cardoso. Foi quando soube também que o cidadão são-felense, pra sair e para entrar na cidade, tem que pagar. Uma terceira provocação pode ser considerada a ampla matéria publicada em O PROGRESSO relatando esse ineditismo no Maranhão.
Numa mensagem enviada à população de São Félix, o parlamentar declarou achar um absurdo o fato da existência de um município onde as pessoas para entrar e sair tem de pagar, e tudo por conta de uma promessa feita, e refeita sucessivas vezes, ligando São Félix à Ilha de Balsas, sobre o Rio Balsas.
"Nesta data, eu assumo com a população o compromisso de fazer essa ponte. Não é promessa, é compromisso de alguém que tem sangue de sertanejo", ressaltou Roberto Rocha a origem de sua família, oriunda da região sul do Maranhão.
Na mesma oportunidade o senador garantiu também tirar do isolamento o Povoado Batateira, onde o pai dele, o ex-governador Luiz Rocha, morou na juventude.
"Gostaria muito que essa maior {a ponte sobre o Rio Balsas}, pelo menos o projeto fosse feito pelo Governo do Estado, porque não existe obra sem projeto, e o projeto demora ser feito, mas se isso não acontecer mandarei fazer e em seguida faremos essa obra", garantiu.
PROJETO TRAVESSIA - As pontes anunciadas pelo senador Roberto serão incluídas no Projeto TRAVESSIA- Ponte para o Progresso, financiado com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba. Idealizado pelo senador, o Travessia foi concebido para substituir pontes de madeira e pinguelas por estruturas de aço e concreto. Inicialmente pensando para pequenas estruturas, o projeto, conforme Roberto Rocha, também alcançará estruturas maiores, como essa sobre o Rio Balsas no município de São Félix.
O senador compreende que com essa iniciativa de seu mandato o Estado passará a contar com uma rede extensa e confiável para assegurar o direito de ir vir da população. Além disso, com pontes perenes, iniciará um círculo virtuoso "ao ao tirar grandes populações condenadas ao isolamento e à completa falta de perspectiva de se integrar ao mundo da produção".
Comentários