A convite de um grupo de alunos, o senador Roberto Rocha (PSB) viu de perto na semana passada a precariedade do Campus II da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a unidade localizada no Centro da cidade. Há oito meses parte das instalações daquela instituição de ensino foi interditada porque havia a ameaça de desabamento. Os alunos, de pelo menos três cursos, foram transferidos para as instalações de uma escola estadual.
Ao tomar conhecimento da situação, há algumas semanas, Roberto Rocha começou as tratativas perante o Ministério da Educação para solucionar o problema que tem gerado grandes transtornos. O resultado da movimentação do senador foi a garantia daquele ministério para a liberação de R$ 2,6 milhões para investimentos na infraestrutura daquele campus.
Na audiência com o ministro, na qual foi garantida a liberação do recurso, ficou acertada a recuperação das 13 salas {que foram interditadas}, com novas e modernas instalações, e ainda a recuperação de toda rede elétrica e hidráulica e o restante da infraestrutura dos blocos.
Ontem, o gabinete do senador, em Brasília, informou que os trâmites legais junto ao Ministério da Educação para que o recurso seja liberado estão bem avançados "para fazer os destaques orçamentários para a UFMA/MA, com carimbo para UFMA/Imperatriz.
Ao visitar o campus acompanhado de uma comissão formada por alunos e professores, o senador constatou que a situação é pior do que imaginava. Além da parte estrutural, que resultou na transferência deles para uma escola da rede estadual, o parlamentar viu de perto a precariedade da biblioteca. "O livro mais novo da nossa biblioteca é de 2010", revelou o estudante Sávio Costa, que também fez questão de mostrar a péssima situação do laboratório de informática.
"Impossível estudar e trabalhar num local desse. Eu já estive com o ministro da Educação e com ele tratamos do problema. Percebo que aquilo que estamos buscando em termos de recursos, em torno de dois 3 milhões de reais, é muito pouco diante do que tem que ser feito por aqui. A universidade precisa de reparos imediatos, então vamos voltar ao ministro e se for o caso até iremos ao presidente da República", disse Roberto.
"Precisamos de muitos investimentos. O senador tem olhando isso com carinho e já demonstrou isso quando esteve com o ministro da Educação. Aguardamos ansiosamente a liberação dos recursos para que a gente possa ter aulas em salas dignas, numa instituição digna. Com essa visita aumenta nossa expectativa que isso vai ocorrer daqui pra frente", destacou o estudante Sávio Costa.
Coordenador do Curso de Direito da UFMA/Imperatriz, o professor Gabriel Araújo avaliou como positiva a visita do senador e a luta dele para reestruturar o espaço da universidade no centro da cidade. "O senador está empenhado em garantir que o recurso saia. Para nós, isso é confortante e ficamos cheios de esperança, pois a melhora dessas instalações é uma aspiração de toda a comunidade universitária", disse confiante o professor Gabriel.
Comentários