Balsas, no Sul do Maranhão, viveu um dia histórico nessa quarta-feira, 4. Graças à ação parlamentar do senador Roberto Rocha (PSDB), foi dado o passo inicial para que a cidade se torne a primeira do Maranhão com 100% de água e esgoto tratados.
A solenidade para a assinatura do contrato para a execução do projeto técnico de saneamento de Balsas, no valor de R$ 4.018.156,85,00, contou com a presença do senador Roberto Rocha, do prefeito Dr. Erik Augusto (PDT), do deputado estadual Alexandre Almeida, dos representantes da Codevasf, Marco Aurélio Aires Diniz (nacional), Francisco Jones Fortes Braga (estadual), além de líderes empresariais e dirigentes classistas. Ocorreu no auditório do Hotel Balsas Premier, no Centro da cidade.
Afora o contrato de quase cinco milhões para a execução do projeto técnico de esgotamento sanitário e tratamento de água, o senador Roberto Rocha anunciou a alocação de uma verba de mais cinco milhões de reais para a pavimentação de vias urbanas da chamada “capital maranhense da soja” viabilizados junto à Codevasf, a Companhia de Desenvolvimento Vales do São Francisco e do Parnaíba. Projeto do senador Roberto Rocha, sancionado pelo presidente Michel Temer no ano passado, foi que garantiu a ampliação das atividades daquela autarquia federal para todo o Estado.
Já os recursos para a obra completa de tratamento de água, esgoto e pavimentação de toda a cidade de Balsas, que devem passar, segundo ele, dos 100 milhões de reais, foram incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ao anunciar as boas novas para Balsas, o senador Roberto Rocha aproveitou para prestar conta do mandato mencionando os recursos que tem conseguido empenhar para obras importantes em vários municípios. Citou, por exemplo, os recursos para a Ceasa, o shopping popular e o panelódromo na cidade de Imperatriz.
Antes de encerrar sua fala, Roberto Rocha, dirigindo-se ao prefeito Erik Augusto, que não é de seu campo político, se colocou à disposição para execução de outros projetos. “Faço isso porque sei e confio que os recursos serão bem aplicados”, disse o senador.
Balsas, de acordo com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos, está entre os cinco maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do Estado. Junto a Imperatriz, Açailândia e à capital São Luís e ainda São José de Ribamar, responde por mais de 50% do PIB do Maranhão, com a economia sedimentada no agronegócio.
Comentários