A VI edição do Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e suas Nascentes será realizado hoje, a partir das 8 horas, no auditório do Aracati Oficce, no Centro, e deve reunir ambientalistas, estudantes, agentes públicos, políticos, empresários e interessados pelo tema das águas de Imperatriz e de toda a região.
A preservação dos rios maranhenses pontua o seminário que vai das 8h às 12h30 e será um espaço importante para se discutir área de sustentabilidade ambiental e buscar alternativas para a recuperação dos rios maranhenses, tendo como foco, neste evento, o rio Tocantins, que há dois anos tem vivido períodos longos de baixo volume no nível de suas águas.
O seminário tem a chancela do Instituto Cidade Solidária e do Gabinete do senador Roberto Rocha (PSDB), com correalização do Movimento Ensinando e Aprendendo- MEA. Ele tem o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal, Instituto Teotônio Vilela, Suzano e Prefeitura de Imperatriz.
A cerimônia de abertura contará com a presença do senador Roberto Rocha e de outras lideranças políticas locais e estaduais. A entrada é gratuita. Já quem deseja receber o certificado de participação terá que levar um quilo de alimento não perecível, que será doado pela organização do seminário à uma instituição beneficente de Imperatriz.
Ampliação da área de atuação da Codevasf para todo o Maranhão - Por coincidência, o seminário ocorre na semana em que foi anunciada a sanção da lei de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB) que amplia a atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para todo o Maranhão, com isso aquela autarquia poderá, a partir de agora, desenvolver ações executivas também na bacia tocantina.
O projeto de lei do senador maranhense que virou Lei foi sancionado na última quinta-feira, 17, pelo presidente Michel Temer e já está valendo.
A Lei 13507/17 altera a 6.088/1974, cujo caput, a partir de agora, passa a ter seguinte redação: A Codevasf terá sede e foro no Distrito Federal e atuação nos vales dos Rios São Francisco, Paranaíba, Itapecuru, Mearim, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçú e Pericumã.
Pela redação antiga da lei, aquela autarquia federal até então, no caso das bacias hidrográficas, não poderia efetivar nenhuma ação executiva na {Bacia} do Tocantins, situação modificada desde o o último dia 17 com sanção da lei de autoria do senador Roberto Rocha.
Codevasf - A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que, até então, promovia somente o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.
A empresa mobiliza investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos.
Investe também na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais, entre outras ações.
No âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, a empresa realiza constantes investimentos em ações de controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos.
SERVIÇO:
Evento: VI Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes
Onde: Imperatriz-MA
Data: 25 de novembro de 2017 (sábado)
Horário: das 8:00h às 12:30h
Local: Auditório do Aracati Office
Confira a íntegra da programação
8h - Recepção e Credenciamento
8:30h - Cerimônia de Abertura
Presença do senador Roberto Rocha e demais autoridades
10h - O Papel Institucional da Codevasf com ênfase na Revitalização das Bacias Hidrográficas do Estado do Maranhão.
Palestrante: Arielle Marie Matos Monteiro - engenheira sanitarista; analista em desenvolvimento regional há 07 anos na Codevasf; coordenadora do Programa “Água Para Todos” no âmbito da 8ª Superintendência Regional
11h - Manutenção de Serviços Ecossistêmicos Como Estratégia de Planejamento Ambiental da Bacia Araguaia-Tocantins
Painel - “O Uso Consciente e Práticas Sustentáveis para o Rio Tocantins”
Subtema: “Manutenção de Serviços Ecossistêmicos Como Estratégia de Planejamento Ambiental da Bacia Araguaia Tocantins”. Palestrante: Maria Carolina Silva - engenheira florestal, doutora em recursos florestais, coordenadora do curso de Engenharia de Produção, professora doutora dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção na Universidade CEUMA e do curso de Engenharia Florestal na UEMASUL
Comentários