O Seminário de Integração do Estado com os Municípios, promovido pelo Governo do Estado, na segunda (19) e terça-feira (20), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, repercutiu positivamente entre prefeitos, vices, vereadores eleitos e reeleitos participantes do evento. Eles elogiaram a iniciativa do governo em reunir os gestores municipais para o estabelecimento de parcerias institucionais.
De acordo com o prefeito eleito de Trizidela do Vale, Fred Maia, o seminário foi uma iniciativa positiva do governo, pois orientou e integrou os gestores municipais. "Os temas das palestras abrem a mente dos novos prefeitos. Todas as prefeituras precisam trabalhar da melhor forma os recursos disponíveis. Tivemos lições sobre como controlar os gastos para que isso renda dividendos para a população", afirmou.
Para o vereador do município de Mirador, Armando Galvão, as lições aprendidas no encontro vão ajudar os gestores. "O governo está de parabéns por organizar um evento que trouxe ganhos ao estado. Tomara que esse seja o primeiro de muitos encontros de integração. Eu aprendi muito com as palestras e participei de capacitação nas áreas de saúde, assistência social e direitos humanos".
De acordo com Paulo Veloso, prefeito eleito de Pio XII, o seminário ajudou, principalmente, aqueles que vão exercer pela primeira vez um cargo público. "É preciso estar preparado para desempenhar de forma ética a função de prefeito e as palestras tiveram o papel de orientar os gestores nas mais diferentes áreas", disse. A opinião é compartilhada pela vereadora de Santa Rita, Luiza Calvet, de apenas 19 anos, uma das mais jovens do estado. Segundo ela, com o evento foi possível aprender assuntos do interesse coletivo. "Essa iniciativa do governo foi positiva e trouxe melhores perspectivas de trabalho aos municípios".
Dulcinha Maciel, prefeita eleita do município de Satubinha, considerou fundamental a integração entre os gestores. "A iniciativa é importante, principalmente para os recém-eleitos. Só tenho a agradecer pela oportunidade de aprendizado proporcionada pela governadora Roseana Sarney, juntamente com os secretários Luís Fernando e Hildo Rocha e os demais que participaram desse grande evento", pontuou.
Parcerias
Outro ponto destacado durante o seminário pelos gestores eleitos e reeleitos foi o fato de o governo propor parcerias independentemente de sigla partidária. O prefeito reeleito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, avaliou o evento como uma decisão acertada da governadora Roseana Sarney.
"O Seminário ajudou a mostrar a realidade para os novos gestores, já que a eleição deste ano trouxe uma renovação em cerca de 80% dos municípios, o que reflete uma oxigenada na política do estado. Os prefeitos ficaram entusiasmados com o interesse do Governo do Estado em dar as mãos a todos os municípios, sem fazer distinção", opinou Gil Cutrim.
Para Mastrangelo Rabelo, vereador de Matinha, as ações apresentadas no Seminário vão nortear iniciativas a serem realizadas nos municípios. "E o mais importante foi perceber que, independente do partido, todos os que recorrerem ao governo receberão o apoio necessário".
O vereador Paulo Coelho, de Cantanhede, também destacou a integração promovida durante o Seminário. "Acredito que a gestão precisa ser compartilhada entre os governos Federal, Estadual e Municipal. As ações apresentadas no seminário foram construídas durante o Plano Plurianual (PPA) e o governo devolverá à sociedade aquilo que foi construído. Outro fator positivo do encontro, foi perceber o desejo da governadora em apoiar todos os municípios", ressaltou.
No evento, foram apresentadas ações para os municípios promoverem uma gestão pública eficiente e integrada. Por meio de ciclo de palestras, os gestores conheceram programas e experiências de sucesso em áreas como infraestrutura, saúde, agricultura, educação, políticas públicas, investimentos, aplicação legal dos recursos públicos, entre outros temas.
O seminário promovido pelo Governo do Estado contou com a parceria, do Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Corregedoria Geral da União (CGU), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Receita Federal e Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
Seminários
Regionais em 2013
Para o coordenador do Seminário de Integração e secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, a participação dos gestores confirmou a importância do evento. "O Seminário de Integração teve avaliação positiva dos participantes, que puderam comprovar o interesse do governo em apoiar os municípios, promovendo a integração necessária para beneficiar a população do estado".
O secretário confirmou que, em janeiro de 2013, terá início a temporada de novos encontros de integração. "Os seminários regionais nos ajudarão a conhecer as novas demandas e reivindicações dos gestores eleitos, e como isso vamos aproximar ainda mais o Governo dos 217 municípios maranhenses".
Iniciativa parecida com a realizada em 2011, em que durante quatro meses de viagens pelo Maranhão, secretários de estado percorreram 11 regionais com o objetivo de conhecer a realidade local. Na ocasião, foram catalogadas mais de duas mil demandas da sociedade que, de acordo com o secretário, já foram atendidas, em sua grande maioria, por meio de convênios e ações.
"Em 2013, vamos percorrer o estado e ouvir os prefeitos eleitos e reeleitos, vereadores, a comunidade e organizações da sociedade para trazer um novo conjunto de propostas para atualização do Plano Plurianual e manutenção desta linha de trabalho", afirmou Luis Fernando Silva. (Stephanie Coutinho)
Publicado em Política na Edição Nº 14563
Comentários