Quem passou por perto do Palácio dos Leões, do Palácio La Ravardière e do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) na noite dessa quinta-feira, 05, foi surpreendido com as fachadas totalmente amarelas. A iluminação decorativa em alusão ao movimento 'Maio Amarelo' é uma ação do Governo do Maranhão, do Detran-MA e demais parceiros para alertar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro para todos.
O Brasil é o quarto país em número de mortes no trânsito, segundo pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, o país perde cerca de R$ 40 bilhões em razão de acidentes. "Nossa intenção é sensibilizar os condutores para que eles sejam nossos parceiros nesse grande movimento em prol da paz no trânsito", afirmou a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla.
A iluminação temática alusiva ao Maio Amarelo agradou a população. "Uma das coisas mais importantes no trânsito é dirigir com atenção. Vejo essa campanha com bons olhos, e a fachada do Detran-MA ficou mais bonita de amarelo", disse o vigilante Wilson Batista. "Acredito que por meio da educação é possível combater a violência no trânsito, e tudo o que puder chamar atenção da sociedade, como a iluminação das sedes da Prefeitura e do Governo do Estado, é bem-vindo", declarou o funcionário público Plínio Duca.
Além da iluminação temática de instituições, outras ações fiscalizatórias e educativas estão programadas para acontecer até o dia 31 de maio no Maranhão. Ao todo, 70 municípios maranhenses de todas as regiões do estado serão percorridos durante o Maio Amarelo.
O movimento Maio Amarelo é uma campanha mundial, encampada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que por meio da conscientização busca reduzir os acidentes de trânsito. No Maranhão, o movimento foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 04, pelo Governo do Maranhão, pelo Detran-MA e demais parceiros, como a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão, em solenidade realizada no Palácio dos Leões.
Comentários