Com o objetivo de discutir medidas para desenvolver e ampliar o Distrito Industrial, foi realizada a segunda reunião ordinária, na manhã de ontem (19), do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz - CEDEI. O encontro contou com a participação de representantes do comércio, sindicatos, indústria, município e estado.

O local foi a nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), no Palácio do Comércio e Indústria. Na oportunidade, o diretor para Assuntos do Distrito Industrial do Estado, Atenágoras Reis Batista, apresentou planilhas de empresas do local, outras em processo de instalação, além das áreas disponíveis.
Durante a reunião, o secretário da Sedec, Eduardo Sousa, reafirmou a importância de fomentar políticas estratégicas no polo industrial da cidade. "Possuímos um percentual de quase 60% de área livre, o que possibilita a instalação de novos empreendimentos em nossa região", explicou.
Segundo Eduardo, o município, junto ao CEDEI, vai propor ao Governo do Estado um Termo de Cooperação Técnica para possibilitar e facilitar o atendimento empresarial no próprio distrito, "sem que haja a necessidade de deslocamento até a capital para resolver pendências documentais", enfatizou.
Ficou acordado, ainda, que as reuniões acontecerão nas primeiras quartas-feiras do mês. A próxima será no dia 3 de maio, às 8h30, com o objetivo de discutir Projetos de Leis de Incentivos.
A reunião contou com a participação da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), por meio do presidente Hélio Rodrigues Araújo; Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC), representado pelo diretor Atenágoras Reis Batista; Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em nome de Francisco de Sales Alencar; Sindicato da Indústria Metal e Mecânica (Simetal), representado por Luis S. Lima; Sindicato do Comércio Varejista de Imperatriz (Sindicom), com João Neto Lima; Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias de Imperatriz (Sinpancimp); Sindicato das Indústrias de Móveis de Imperatriz (Sindimir); Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon); Sindicato das Indústrias e Reflorestamento para Carvão Vegetal (Sicam). (Francisco Lima-Ascom/PMI)