Secretários e gestores reunidos no Palácio dos Leões

Os caminhos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), foram tema, nessa sexta-feira (1º), da reunião do Conselho de Gestão Estratégica de Políticas Públicas do Governo do Estado. O encontro, ocorrido no Salão de Atos do Palácio dos Leões, foi coordenado pela secretária chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa, e contou com a participação de secretários e gestores estaduais.

A secretária de Articulação Institucional, Pâmela Santos, apresentou as metas propostas pela ONU, segundo as quais os países devem se empenhar para alcançar números positivos e, assim, atingir o objetivo de tornar o mundo um lugar mais justo e solidário. As oito proposições são conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e incluem compromissos já assumidos pelo Governo do Maranhão.
“Nós trazemos essa questão aqui de forma a sensibilizar ainda mais todos os secretários a acompanharem de perto esses Objetivos dentro dos projetos que já desenvolvem nos municípios, pois é uma maneira de mostrarmos não só o compromisso do Governo do Estado em fazer um novo Maranhão, um estado melhor para nossa população, mas também uma forma de estudarmos os indicadores que mostram onde houve crescimento nesses lugares e onde ainda precisamos melhorar”, afirmou Pâmela Santos.
Na apresentação, os secretários tiveram acesso ao termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, por meio do qual gestores públicos, empresas, igrejas, e ONGs comprometem-se a acompanhar e viabilizar os ODMs.
A secretária chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa, parabenizou a Secretaria de Articulação Política pelo trabalho junto ao Movimento e reforçou o convite feito aos secretários. “É louvável o trabalho que a Pâmela e sua equipe tem feito a partir do que é proposto pelos ODMs e uma oportunidade para que todas as secretarias possam aperfeiçoar projetos, programas que já visam alavancar essas oito áreas que são primordiais nos objetivos do milênio e que também já são compromissos do nosso governo”, destacou.
ODMs - Criado em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ODM), como forma de buscar soluções para os maiores problemas mundiais, os 8 Objetivos do Milênio (ODM), estabeleceram o empenho dos países na mobilização das áreas primordiais em todo o mundo.
A partir da proposição, foi firmado o compromisso que englobam desde permitir a igualdade entre os sexos e valorização da mulher até a redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde das gestantes, combate a Aids, malária e outras doenças, além da garantia de qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e mobilização de todos pelo desenvolvimento.
As oito frentes já são tratadas como prioritárias pelo Governo do Maranhão e possuem, dentro de cada secretaria, projetos que vislumbram a melhoria da vida dos maranhenses. (Flávia Batista)