Secretários Marcellus Ribeiro e Simplício definem ações durante encontro com empresários

Raimundo Primeiro

Na manhã dessa quarta-feira (21), parceiros da “Caravana para o Desenvolvimento Empresarial”, aberta na noite de ontem, no auditório do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI), estiveram reunidos tratando de assuntos relacionados à programação que será colocada em prática durante toda esta quinta-feira (22), com diversos serviços, no Centro de Convenções (CCI), localizado na rua Hermes da Fonseca, s/n, centro da cidade, das 8h às 18h.
O encontro da manhã de ontem aconteceu na sala de reuniões do Palácio do Comércio e Indústria e contou com a presença de lideranças empresariais e industriais, além de técnicos do Governo do Estado, realizador da “Caravana para o Desenvolvimento Empresarial em Imperatriz.
Desde ontem, o staff do governo trabalha na segunda maior e mais próspera cidade maranhense, visando que o evento consiga corresponder às expectativas do empresariado e do governador Flávio Dino. A palavra de ordem é fortalecer os negócios no municípios e adjacências. Inédito, o projeto levará a estrutura governamental para as mais importantes regiões, conforme reiterou o secretário de Estado de Governo (Segov), Antônio Nunes, durante encontro com empresários na tarde de 14 de junho, quarta-feira.
Os secretários de Estado da Fazenda (Sefaz), Marcellus Ribeiro, e da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, estiveram presentes, oportunidade em que explicaram detalhes em torno do projeto criado com o propósito de trabalhar em conjunto com o empresariado, conversando e, consequentemente, divulgando as ações executadas pelo Governo do Estado, prestando serviços e atendimentos especializados, além de estimular o comércio local e promover o desenvolvimento em âmbito regional.
Na oportunidade, as lideranças empresariais conversaram com o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, que também estará na “Caravana do Desenvolvimento Empresarial, com a equipe técnica da autarquia, trabalhando na abertura, alteração e baixa de empresas; inscrição, alteração e baixa de microempreendedor individual; emitindo guias de pagamento, CNPJ e Certificado da Condição de Microempreendedor Individual; emissão da Dare e Darfe; orientação para registro mercantil e consulta de processos.
Para o empresário Hélio Rodrigues Araújo, presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, a “Caravana para o Desenvolvimento Empresarial” representa momento singular no que diz respeito ao incremento dos negócios na cidade e região, tendo em vista que atuará na difusão das ações do governo maranhense, por meio de uma variada linha de serviços, mantendo franco diálogo com os empreendedores.
“Um evento importante, com certeza, pois mostrará, aqui em nossa região, como realmente funciona a estrutura do Estado em termos de apoio aos setores produtivos. Só em a ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ conseguir tornar realidade o nosso pleito junto a Sefaz, a mesma já terá sido um grande sucesso”, comenta Hélio Rodrigues Araújo.
Durante sua intervenção, o presidente do Sindicato dos Atacadistas de Imperatriz (Sindicoma), Eraldo Moura, destacou que as novidades implementadas pela Sefaz estão conseguindo fazer com que o setor consiga ter melhor desempenho, principalmente em virtude de haver consonância com as demais regiões maranhenses. “A concorrência tem sido leal, portanto, um fator positivo”, reforça o líder empresarial.
CDLs – A presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes do Maranhão (FCDL), Socorro Noronha, com assento no Conselho Empresarial do Maranhão (Sema), participou da reunião, acompanhada do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL), Francisco da Silva Almeida, mais conhecido por Chico Brasil.
O diretor em Imperatriz da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Atenágoras Reis Batista, reputa a “Caravana para o Desenvolvimento Empresarial” em Imperatriz como um marco da gestão Flávio Dino para os negócios na cidade e nos municípios que integram a região tocantina.
Oficina – A programação desta quinta-feira será encerrada com a “Oficina de Gestão Empresarial”, que será ministrada das 18h30 às 22h, no Centro de Convenções de Imperatriz.