As experiências bem sucedidas da Parceria Público-Privada (PPP) implementadas pelo Governo da Bahia foram conhecidas nessa segunda-feira (1º) pelos secretários Fábio Gondim (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Claúdio Trinchão (Fazenda) e pela procuradora-geral do Estado, Helena Haickel. Na ocasião, Gondim revelou que o Governo do Maranhão já tem cinco projetos pilotos na área de PPP para serem implantados.
“Estamos conhecendo e trocando experiências e conhecimentos sobre a modelagem de PPP desenvolvida na Bahia, em especial, do Hospital do Subúrbio de Salvador”, declarou. Ainda segundo Gondim, é “essencial conhecer de perto todas as experiências bem sucedidas para assegurar ao Governo do Maranhão suporte técnico que propicie a implementação de PPPs no estado de forma célere e eficiente”.
Após a reunião com técnicos da Secretaria de Planejamento da Bahia, a equipe maranhense, composta também pelo assessor de Sistemas Institucionais da Seplan, Marcos Fernando Jacinto, visitou o Hospital do Subúrbio (HS), a primeira unidade hospitalar pública do Brasil viabilizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP).
Fábio Gondim e a equipe técnica do Maranhão constataram números do hospital, que com 298 leitos, sendo 30 em internação domiciliar, beneficiará cerca de 1 milhão de habitantes de todo o subúrbio, municípios da Região Metropolitana de Salvador, além da população de bairros como Valéria, Cajazeiras, Castelo Branco e Pau da Lima.
A unidade hospitalar é destinada ao atendimento de alta complexidade para crianças e adultos, especificamente urgências e emergências clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas. O prazo da concessão é de 10 anos e o valor da contraprestação pública anual é de R$ 103,5 milhões. (Benedito Júnior)