São Luís - Com o objetivo de estreitar as relações entre os poderes Executivo e Legislativo em prol de um projeto comum para o Maranhão, a primeira reunião entre secretários de Estado e deputados estaduais deste ano ocorreu na tarde dessa quarta-feira (7), no Pestana São Luís Hotel. O encontro foi coordenado pelos secretários chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, e de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, e contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), de 22 deputados e dos secretários José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária) e Fábio Gondim (Planejamento, Orçamento e Gestão).
No encontro, parlamentares e secretários definiram a agenda de projetos prioritários do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, e discutiram matérias que tramitam na casa parlamentar e outros projetos em vias de serem encaminhados. Eles discutiram também assuntos relativos ao orçamento deste ano e as emendas propostas no ano passado.
Presentes os deputados Marcos Caldas (PRB), Afonso Manoel (PMBD), Edilázio Júnior (PV) e Francisca Primo (PT). Do Bloco da União Democrática, participaram Carlinhos Florêncio (PHS), Eduardo Braide (PMN), Edson Araújo (PSL), Léo Cunha (PSC), Marcos Caldas (PRB) e Rogério Cafeteira (PMN). Do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, estavam Alexandre Almeida (PSD), André Fufuca (PSD), Antônio Pereira (DEM), Carlos Alberto Milhomem (PSD), Carlos Filho (PV), César Pires (DEM), Fábio Braga (PMDB), Manoel Ribeiro (PTB), Rigo Teles (PV), Roberto Costa (PMDB), Stênio Resende (PMDB) e Vianey Bringel (PMDB).
Segundo Hildo Rocha, os encontros mensais são importantes para que o Governo do Estado peça o empenho da bancada com relação a projetos de lei encaminhados pelo Executivo e em tramitação na AL. “Este é o primeiro encontro deste ano e eles prosseguirão mensalmente. É mister dizer que toda administração pública é balizada pelas leis e não podemos dar nenhum passo aquém ou além delas”, disse Hildo Rocha.
O secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, ressaltou que a determinação da governadora Roseana Sarney é no sentido de que o Poder Executivo mantenha, em caráter permanente, o diálogo com a Assembleia Legislativa.
“Executivo e Legislativo têm interesses comuns, pois o objetivo final é um Maranhão melhor. E os deputados têm importância fundamental nesse processo. Estamos aqui discutindo propostas e ideias para afinar ainda mais esse relacionamento que, aliás, já é muito bom e harmonioso. Este ano, com a consolidação desse processo de integração, será ainda melhor para todos os maranhenses”, disse Luís Fernando Silva.
O presidente da AL, Arnaldo Melo (PMDB), também assinalou a boa convivência entre os dois poderes. “Essa relação é saudável e necessária, pois nós temos de fiscalizar as ações do Executivo, como a aplicação dos recursos de forma correta e com transparência”, afirmou Arnaldo Melo.
Para César Pires (DEM), líder do governo na Assembleia, a reunião é de suma importância para o Maranhão. “Aqui, o governo e os parlamentares discutem prioridades e transformam as ideias em realidade”, ressaltou. (Evandro Júnior)
Publicado em Política na Edição Nº 14347
Comentários