O secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, assinou nessa segunda-feira (9), Termo de Cooperação Técnica com o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, Marcelo Bessa. O documento celebra uma parceria operacional entre o Maranhão e Rondônia para qualificação e treinamento de pilotos e tripulantes operacionais do Núcleo de Aviação de Segurança Pública daquele estado.
Pelo acordo, caberá ao Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA/MA) oferecer treinamentos visando à capacitação técnica dos pilotos, além do planejamento de operações conjuntas de segurança a fim de coibir de crimes nos dois estados.
“O GTA do Maranhão tem 15 anos de atuação. Atualmente, possuímos mais de 15 mil horas de voo sem registrar nenhum acidente. Já fizemos mais de 10 convênios para oferecermos capacitação em outros estados. Estamos entre as unidades mais operantes e de referência no Brasil”, garantiu Aluísio Mendes.
O Grupo Tático Aéreo do Maranhão foi um dos primeiros grupamentos do país. Desde sua criação, o GTA realiza periodicamente ações de combate a diversos crimes, entre eles, o tráfico de drogas. Na lista das ações desenvolvidas pelo grupamento constam, ainda, os trabalhos de assistência às vítimas das enchentes no Rio de Janeiro, quando uma equipe de nove operadores, entre policiais e bombeiros e mais dois pilotos especializados, foram convocados a pedido da presidenta Dilma Rousseff.
Reconhecimento
De acordo com o secretário Marcelo Bessa, a escolha do Maranhão se deu pela referência que o Grupo possui nessa área. “Estamos formalizando um acordo que vem sendo tratado desde o mês de outubro. A troca de experiência com o grupamento do Maranhão trará resultados significativos e passaremos a ter total controle do patrulhamento no nosso estado”, ressaltou o secretário de Segurança de Rondônia.
Durante a capacitação, os pilotos de Rondônia virão ao Maranhão para conhecer as aeronaves e realizar treinamentos. A previsão é de que as aulas sejam iniciadas até o mês de março.
Estiveram presentes na solenidade, o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; o assessor especial da SSP, delegado Daniel Brandão; além dos pilotos do GTA do Maranhão, Mark Kolmogoroff e Anselmo Azevedo. (Secom)
Comentários