Secretários de Estado do Planejamento apresentaram ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, uma pauta de reivindicações e demandas comuns aos estados do Nordeste Brasileiro. O documento foi entregue durante a Reunião Regional do Nordeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), realizada em Fortaleza (CE).
Segundo o secretário de Planejamento do Maranhão, Fábio Gondim, para reduzir o quadro de desigualdades regionais e sociais existente hoje no Brasil é fundamental investimentos em projetos de infraestrutura e de inclusão produtiva. “O BNDES tem um papel essencial nessa busca de melhores caminhos para o desenvolvimento do Brasil e, em especial, do Nordeste”, enfatizou.
Gondim defendeu que nessa caminhada em busca de um desenvolvimento mais equitativo do Brasil, o BNDES conceda linhas de créditos mais favoráveis às comumente praticadas para compensar “os estados do Nordeste devido aos menores retornos que obtêm em decorrência das limitações estruturais ainda presentes na economia nordestina em relação ao Centro-Sul do País”.
No documento entregue ao presidente do BNDES, os estados do Nordeste, considerando que o programa Brasil Sem Miséria é uma prioridade do governo Federal, reivindicam que o Banco tenha o papel de protagonista na execução do programa com a perspectiva da transformação do Nordeste em um grande celeiro de desenvolvimento. (Benedito Júnior)