Em um encontro com empresários e autoridades, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, apresentou, na manhã dessa quinta-feira (18), o projeto do Parque Empresarial de Imperatriz. Na noite anterior, o secretário participou da abertura oficial da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp). Após a apresentação, o secretário vistoriou o andamento das obras.
Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; os secretários municipais Roberto Alencar (Infraestrutura), Richard Seba (Planejamento Urbano), Sabino Costa (Desenvolvimento) e Conceição Formiga (Mulher). Representantes de entidades do setor, como o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Jairo Almeida; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Francisco Almeida, e a presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sueline Moraes, entre outros.
De acordo com o secretário, o parque empresarial, em construção pela Sedinc em Imperatriz, é um novo modelo de infraestrutura produtiva. Nele, os empresários encontrarão toda a logística para atender às necessidades dos empreendimentos que se instalarem como vias pavimentadas, energia elétrica, água e mais uma estrutura administrativa com espaços variados para atendimento aos públicos internos e externos.
Maurício Macedo destacou a importância da implantação do parque empresarial na cidade. “Imperatriz é uma cidade estratégica, muito importante para o desenvolvimento do estado, possui uma economia bastante forte. É uma cidade com uma logística importante e que atrai em seu entorno mais de um milhão de pessoas. Muito importante para o crescimento do Maranhão”, observou o secretário.
Localizado às margens da BR-010, no quilômetro 268, próximo à rodovia Belém-Brasília, o Parque Empresarial de Imperatriz possui uma área total de um milhão e meio de metros quadrados e contará com 70 novos lotes empresariais. As obras estão em andamento e devem ser entregues até dezembro deste ano.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Jairo Almeida, conta que ‘era um sonho da classe empresarial ver esse distrito funcionando. Nós já temos o terreno há mais de vinte anos e só agora com esse projeto é que ele vai realmente funcionar. Vai ser um local para atração de empreendimentos, que vão gerar emprego e renda para a cidade”, acrescentou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sabino Costa, valiou o impacto dessa obra para a cidade. “É um projeto mais moderno e contemporâneo. Um distrito empresarial na forma de um condomínio empresarial. Todo o investidor que você prospecta, o primeiro questionamento dele é quanto à localização. Então isso vai ser muito importante para Imperatriz”, disse.
Os parques serão geridos por um moderno conceito de gestão compartilhada entre poder público e empresários, o que caracteriza a Parceria Público Privada. E além de Imperatriz, mais três estão com obras em andamento nas cidades de Caxias, Timon e Pinheiro.
Resultados - Durante a sua apresentação, Maurício Macedo ressaltou o trabalho realizado pela Sedinc para implementar no Maranhão ações que possibilitem seu real crescimento a curto, médio e longo prazo. A implementação dos parques empresariais é um exemplo disso.
Outros programas como o PróMaranhão, Maranhão Profissional e Mede in Maranhão fazem parte da política para o desenvolvimento executada pelo Governo do Estado nos últimos cinco anos. Essas ações impulsionaram o crescimento do estado, que hoje é a 16ª maior economia do país e cresceu mais que o Nordeste e o Brasil.
A atração de empreendimentos e a interiorização dos investimentos é um dos destaque do Governo de Roseana Sarney. “É importante dizer que nós temos uma preocupação muito grande em interiorizar esse desenvolvimento”.
“Nós obtivemos bastante sucesso, pois 60% dos empreendimentos implantados no Maranhão estão no interior do estado. As grandes indústrias estão no interior do Estado. Dessa forma, conseguimos puxar esse crescimento para dentro do Maranhão, atingindo as comunidade mais carentes”, ressaltou Maurício Macedo.
Comentários