No terceiro e último dia de compromissos em Imperatriz esta semana, o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, participou nessa sexta-feira (30), ao lado do prefeito Sebastião Madeira, do sorteio de 1.920 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e a prefeitura municipal.
O evento ocorreu no Estádio Frei Epifânio da Badia e reuniu milhares de pessoas inscritas no cadastro realizado pela Caixa Econômica Federal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O secretário Luís Fernando Silva destacou a importância social do programa e parabenizou o prefeito Sebastião Madeira pela conquista do projeto para Imperatriz. “A casa é o bem maior da família e essas pessoas que foram contempladas saíram com a felicidade em ter sua casa própria, um sonho de vida realizado. Parabenizamos o prefeito Madeira pela organização do processo, realizado de forma transparente”.
Luís Fernando lembrou o empenho da governadora Roseana Sarney, junto ao Governo Federal, ainda na gestão do então presidente Luís Inácio Lula da Silva e também agora, no governo da presidenta Dilma Rousseff, para a construção das casas populares no Maranhão. “A governadora tem feito um esforço concentrado para viabilizar a implantação do Minha Casa, Minha Vida no estado, e com este trabalho já conseguiu trazer mais de setenta mil unidades habitacionais para as famílias carentes dos municípios”, afirmou o secretário.
No sorteio dos contemplados, estiveram presentes os deputados Chiquinho Escórcio (federal), Léo Cunha e Antônio de Pádua (estaduais); o superintendente da Caixa Econômica Federal no Maranhão, Valdemilson de Almeida; vereadores, secretários municipais, assessores estaduais e lideranças empresariais, classistas e comunitárias.
Cerca de 13.500 pessoas com renda inferior a R$ 1.600 estavam habilitadas a concorrer no sorteio das casas em Imperatriz. Na primeira fase, realizada durante toda a sexta-feira (30), foram sorteadas as 1.920 habitações. Neste sábado (1º), haverá a segunda etapa, quando serão contempladas 960 pessoas para formação de cadastro de reserva.
O sorteio aconteceu por meio de sistema computadorizado, com o número de inscrição gerado no ato do cadastro do candidato, permitindo total transparência ao processo.
“Hoje é um dia de muita felicidade a estas pessoas, gente que há anos sonhava em ter sua casa própria e sair do aluguel. Estamos muito felizes em poder participar deste processo e agradecemos a parceria dos governos federal e estadual”, disse o prefeito Sebastião Madeira.
A construção das novas moradias gerou cerca de 5 mil empregos no município. As casas estão localizadas às margens da BR - 010 (lado direito, próximo a estação da ferrovia Norte Sul, sentido Brasília) e possuem sala, dois quartos, cozinha e banheiro.
Programa
O Minha Casa, Minha Vida é uma ação do Governo Federal realizado em parceria com Governo do Estado e municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos. Na primeira fase do programa foram entregues um milhão de unidades habitacionais. A meta, na segunda fase, é entregar dois milhões de unidades até 2014 em todo o Brasil.
Desde 2019, cerca de 50% dos municípios maranhenses já foram beneficiados com a iniciativa, proporcionando acesso à moradia as famílias de baixa renda, além da geração de emprego no setor da construção civil.
O superintendente Regional da Caixa Econômica Federal no Maranhão, Valdemilson de Almeida, informou que o estado superou a meta de contratação de 29 mil unidades habitacionais previstas no inicio do programa. “De novembro de 2009 a dezembro de 2011, superamos essa meta contratando 36 mil unidades”, revelou.
Publicado em Política na Edição Nº 14568
Comentários