São Luís - O secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, recebeu, na tarde dessa segunda-feira (6), no Palácio dos Leões, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Gary Stahl. Ele assumiu o cargo em dezembro do ano passado e escolheu o Maranhão para a sua primeira visita a estados brasileiros.
Presentes os secretários de Estado de Igualdade Racial, Claudete Ribeiro, e de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, além do secretário-adjunto de Direitos Humanos, Marcelo Amorim. Também participaram representantes do Unicef no Maranhão e em Brasília.
No encontro, foi tratado sobre os desafios futuros do Unicef em relação às disparidades existentes no Brasil e, em especial, na Região Amazônica.
Luís Fernando Silva disse que o Unicef é um parceiro antigo do Governo do Estado e tem avançado, sobretudo na implementação de políticas públicas com apoio do estado e dos municípios. “São ações voltadas para as áreas de educação, saúde, garantia de direitos, segurança alimentar, inclusão produtiva, entre outras, o que tem mudado a realidade econômica e social do Maranhão, no que diz respeito à defesa dos direitos da criança e do adolescente”, disse.
O secretário afirmou ainda que, no Maranhão, as ações avançaram. “Hoje, a questão do registro civil e a diminuição do sub-registro são muito importantes. Nós estamos levando para as maternidades o registro destas crianças, pois o sub-registro é ruim para o Maranhão e para o Brasil. Essa é uma prioridade que está sendo atendida pelo Governo do Estado. O pacto com o Unicef foi renovado”, frisou Luís Fernando, ao informar que no Governo Roseana Sarney, a parceria com a instituição cresceu e hoje supera 150 municípios do estado, nas diversas áreas.
O representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, informou que na conversa com os secretários destacou o trabalho que a instituição desenvolve em parceria com as Secretarias de Estado de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Desenvolvimento Social. “Discutimos como nós podemos facilitar, ainda, mais o trabalho para assegurar os direitos e oportunidades para as crianças no Maranhão”, ressaltou.
Gary Stahl segue nesta terça-feira (7) para o município de Arari, onde participa do III Encontro de Adolescentes Blogueiros, realizado pelo Instituto Formação, visita o Fórum da Juventude e se reúne com parceiros.
Do Maranhão, Stahl vai ao Pará e o Amazonas, três estados da Amazônia Brasileira onde há escritórios do Unicef. Nas visitas, ele será acompanhado pela representante-adjunta do Unicef no Brasil, Antonella Scolamiero, e pelo gerente de mobilização de recursos e parcerias, Wim Desmedt.
Publicado em Política na Edição Nº 14323
Comentários