São Luís - O secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, representará o Governo do Maranhão na XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), de 15 a 17 deste mês, em Brasília. O evento, que reúne prefeitos, vereadores, secretários municipais e autoridades de todo o Brasil, tem o objetivo de discutir temas relevantes para o municipalismo e apresentar demandas ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.
A marcha, que este ano terá como tema “O poder local na construção de uma nova realidade”, debaterá sobre o importante papel dos líderes municipais para o crescimento e fortalecimento das cidades brasileiras. As estratégias de combate ao crack e a postura dos municípios diante desse alarmante problema social estão entre os temas principais a serem debatidos.
Hildo Rocha afirmou que, a cada edição, a Marcha ganha importância e se consolida como o maior e mais importante movimento municipalista do país. “É um evento grandioso em todos os aspectos. Por isso, é uma ótima oportunidade para debatermos temas pertinentes às grandes demandas das cidades brasileiras e questões que dificultam o dia-a-dia dos gestores municipais”, enfatizou Rocha.
O secretário Hildo Rocha ressaltou que, no Maranhão, os Seminários Regionais de Lideranças, projeto idealizado pela governadora Roseana Sarney, que ouviu mais de três mil lideranças, “são uma iniciativa de caráter municipalista, pois, inúmeras parcerias firmadas entre o governo e as prefeituras resultam de demandas discutidas nesses eventos”.
Premiação - Durante a XV Marcha a Brasília, 10 municípios serão premiados por apresentarem os melhores números na avaliação do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS). A avaliação, criada pela CNM analisa o desempenho dos Municípios nas áreas fiscal, social e de gestão. “A premiação é uma forma de incentivar a boa gestão”, explicou Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Programação - Na programação do evento, há painéis, assembleias, reuniões com bancadas parlamentares, fóruns, mesas redondas e sessão solene com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
A Federação dos Municípios do Maranhão estima que, este ano, a comitiva maranhense, seja a maior desde a realização da primeira Marcha, ocorrida em maio de 1988. Os organizadores esperam receber cerca de cinco mil participantes nos três dias da XV Marcha. (José Luiz Batalha)
Publicado em Política na Edição Nº 14397
Comentários