Terezinha Fernandes, o vereador Aurélio Gomes e Luís Fernando com os diretores de O PROGRESSO, Sergio Godinho e Sergio Henrique

A nova secretária estadual da Mulher, a ex-deputada Terezinha Fernandes, esposa do ex-prefeito de Imperatriz Jomar Fernandes, esteve ontem visitando O PROGRESSO, oportunidade em que falou sobre o seu projeto e as principais ações da pasta. Terezinha, que foi recebida pelos diretores Sergio Godinho e Sergio Henrique, disse que a tarefa de reduzir os altos índices de violência contra a mulher é de toda a sociedade, e não apenas dos delegados, promotores ou entidades de classe.

Ela informou que seu trabalho será basicamente de atuar em defesa da mulher vítima da violência, articulando ações junto aos órgãos de segurança, da saúde e do judiciário, pois somente assim será possível reduzir os índices que colocam o Maranhão entre os primeiros estados em que mais se comete violência contra a mulher.
“Nos últimos anos cresceram os índices, apesar das políticas públicas de combate terem aumentado. Tivemos em torno de 130 por cento de crescimento nesses dez anos, o que é um índice elevado em termos de Brasil. Por isso, precisamos articular ainda mais ações que venham a combater esta violência”, disse ela.
Em sua segunda vinda a Imperatriz depois que foi nomeada para a pasta da Mulher, Terezinha Fernandes disse que veio para exatamente ampliar esta atuação e participar do treinamento de policiais militares que atuarão na Patrulha Maria da Penha. “Esta equipe, que é a primeira a ser instalada fora de São Luís, onde já existem duas patrulhas, e a primeira em Imperatriz, vai atender às ocorrências de crimes contra as mulheres. Para isso estão sendo treinados especificamente para este trabalho. “Hoje (ontem) participamos do curso e quero agradecer ao comando da PM por entender a importância desta patrulha e de se colocar à disposição”, afirmou.
A patrulha também vai atuar no combate àqueles que foram enquadrados em proibição de aproximação das suas esposas, como forma de que eles sejam mantidos a distância, conforme a decisão judicial, e não possam cometer atos violentos.
Também pretende ampliar a rede contra a violência às mulheres e informou que existem hoje 19 delegacias especializadas neste combate e espera ampliar.
Ela também anunciou que tinha reunião marcada com a secretária municipal da Mulher, Edna Ventura, para tratar de ações conjuntas que possam atuar para combater a violência.
Terezinha Fernandes estava acompanhada do vereador Aurélio  Gomes (PT) e do delegado do Trabalho, Luís Fernando Pinto.