Mercado do Peixe de Imperatriz passa por vistoria final

Willian Marinho

Em documento enviado ontem ao município, a Secretaria Especial  de Aquicultura e da Pesca da Secretaria Geral da Presidência da República autorizou o funcionamento do Mercado do Peixe de Imperatriz. O documento foi bastante comemorado pelo prefeito Assis Ramos, que informou à imprensa que repassará a autorização hoje pela manhã ao presidente da Colônia Z-29, Salomão Santana, que estava ontem na cidade de Praia Norte e irá acompanhar a mudança dos comerciantes de pescado para o novo mercado, ainda hoje.
“Todos sabem que há mais ou menos dois meses nós concluímos as obras de construção do prédio do Mercado do Peixe, mas precisávamos de uma vistoria técnica do Secretaria da Pesca para que os nossos pescadores pudessem utilizar o mercado. Obra que vinha se arrastando há décadas e sem esta vistoria, não seria liberada. Fomos a Brasília, pedimos celeridades e graças a Deus chegou a autorização”, frisou.
“E hoje eu tive a grata satisfação de receber este documento, que estava pensando que deveria ocorrer somente em 2019, para que eu pudesse liberar o local aos pescadores. Mas graças a Deus chegou antes que eu imaginava. Mais uma conquista garantida junto ao secretário Paulo Marcelo e toda a sua equipe”, finalizou.
Dotado de 12 box, geleira, auditório e local para abrigar a Colônia dos Pescadores, o novo Mercado do Peixe é esperado desde que foi demolido, ainda na gestão do ex-prefeito Jomar Fernandes, e agora, com o último documento que faltava, já na semana que vem a Colônia dos Pescadores deverá ultimar as providências no sentido de colocá-lo em pleno funcionamento.
O documento enviado à prefeitura de Imperatriz, ontem, informa que “em atendimento ao ofício de número 0217/2018 encaminhado a esta Secretaria, ao qual diversas solicitações acerca do convênio, entre elas a concessão de uso com o objetivo de inaugurar o Mercado do Peixe e permitir o acesso dos comerciantes e da população consumidora do pescado, vimos por meio deste nos manifestar;
Considerando o parecer técnico 05/2018 EFAP/MA, exarado pelo fiscal técnico responsável pelo acompanhamento do referido convênio, no qual se manifesta favoravelmente sobre o uso, haja vista não existir impedimentos legais constantes nos termos do convênio e ressaltando não haver justificativas para deixar de proporcionar à população de Imperatriz os benefícios decorrentes do Mercado do Peixe;
Considerando que a etapa de construção do mercado do peixe encontra-se totalmente concluída conforme dita no parecer 05/2018, esta Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca, SEAP/PA, autoriza a Prefeitura de Imperatriz a utilização das dependências do Mercado do Peixe, a fim de que possa, além de garantir o zelo do bem público, objeto do convênio, garantir qualidade e higiene do pescado ali a ser comercializado,  proporcionando melhorias e benefícios à população.
E quanto a outras demandas, foram encaminhadas às áreas técnicas para providencias.”