Secretária Catharina Bacelar durante o fórum em Brasília

Ampliar os organismos e atualizar os planos estaduais de políticas para as mulheres foram os principais temas abordados, terça (30) e quarta-feira (31), na Reunião do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPMs), que aconteceu em Brasília.
A secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, participou do evento e avaliou que os dois dias foram importantes para aprofundar e dar continuidade ao processo permanente de diálogo e articulação entre as instâncias estaduais de políticas para as mulheres e a Secretaria de Políticas para as Mulheres - Presidência da República (SPM/PR).
Para debater o papel de articulação das secretarias nos estados (em seus governos e nos municípios) e contribuir para a ampliação e fomento das secretarias municipais de políticas para as mulheres, as secretarias estaduais de políticas para as Mulheres do Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Sul, a Coordenação de Minas Gerais e o Consórcio Mulheres das Gerais apresentaram experiências de expansão e apoio as OPMs.
A secretária Catharina Bacelar assinalou que a missão do OPM precisa ser definida para que as ações planejadas se concretizem. Lembrou que, no seu estado, o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher foi assinado em 2008. Apontou que, antes do Pacto, existiam apenas oito e hoje são 48.
Durante o encontro que foi aberto pela ministra Eleonora Menicucci, da SPM, foram avaliadas, também, a conjuntura eleitoral, o quadro de mulheres eleitas, a renovação de OPMs nos municípios e o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
Oficinas - Profissionais das áreas de saúde e das próprias secretarias estaduais de políticas para as mulheres participaram, no mesmo período, de oficina de capacitação na plataforma Datasus. A formação teve o objetivo de contribuir para a definição de indicadores, realização de diagnósticos e ações mais precisas das políticas para as mulheres, em especial sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM).