São Luís - São Luís será sede nesta sexta-feira (1o) do Fórum Regional Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) que vão reunir secretários de Ciência e Tecnologia e presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados que fazem parte da Amazônia Legal.
A reunião tem como objetivo discutir ações do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Brasileira. A secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Antonio Luiz Amaral Pereira, serão os anfitriões do evento que será aberto às 9h, no Grand São Luís Hotel.
O Plano de CT&I está sendo realizado em uma força conjunta entre Consecti, Confap e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), este responsável pela coordenação técnica de sua elaboração. Após cerca de oito meses de estudos, já é possível destacar o aprimoramento de instrumentos e mecanismos de apoio a área de CT&I e o desenvolvimento de produtos e processos para a valorização e apoio à ampliação da infraestrutura para produção regional.
“Nesta reunião buscaremos mais um aliado, o BID, que desde o início tem se mostrado inclinado a fazer parte do Plano com a destinação de recursos financeiros aos projetos que serão implantados”, explicou a secretária de estado Rosane Guerra.
Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também participam dos debates, mediado pelo presidente do Consecti, Odenildo Sena, seguido da apresentação da versão preliminar do Plano de CT&I para a Amazônia, pelo diretor do CGEE, Antônio Carlos Galvão. Ainda pela manhã serão discutidas as operações e medidas técnicas no âmbito legal da implementação do Plano, mediadas pela especialista em C,T&I do BID, Vanderleia Radaelli.
Durante a tarde, a partir das 14h, será apresentada a Rede Amazônia em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (RAMI), pela diretora-presidente da RAMI, Márcia Pinto Moura, e pela diretora de Marketing e Negócios da RAMI, Maria Goretti Falcão de Araújo. O encontro terminará às 17h, com o resumo dos trabalhos e cerimônia de encerramento, conduzidos pelo presidente do Consecti, Odenildo Sena, pela diretora regional Norte do Confap, Maria Olívia Simão, pelo diretor do CGEE, Antônio Carlos Galvão, e pelos anfitriões do evento, a secretária de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Rosane Guerra, e o presidente da Fapema, Antônio Luís Amaral Pereira.
Lançamento do Pacote de Editais da Fapema - A partir das 17h, a secretária Rosane Guerra e o presidente da Fapema, Antônio Luís Amaral, conduzirão a cerimônia de lançamento dos Editais Fapema 2013. Entre as novidades deste ano, está o edital inédito de apoio a pesquisadores que vão fazer estágio no exterior.
Segundo o presidente, a necessidade desse edital foi constatada em levantamentos que foram feitos a partir das pesquisas dentro da própria instituição. “Observamos que havia um interesse muito grande de nossos alunos de graduação em passar um, dois ou três meses em um instituto e um laboratório no exterior. Vamos investir nisso”, revelou.
Além deste edital, a Fapema também irá ampliar os recursos dos editais mais procurados da instituição, dentre eles: o Universal, que tem como finalidade mostrar o que está sendo produzido no Maranhão sobre ciência e tecnologia e possibilitar o intercâmbio e cooperação acadêmica (que teve recursos de R$ 3 milhões de reais em 2012); o edital AREC, de apoio à realização de eventos científicos; e o edital APUB, de apoio às publicações.
Comentários