O candidato do PPL à Prefeitura de Imperatriz, Edmilson Sanches, assumiu, em seu Plano de Governo, o compromisso de desenvolver um grande conjunto de ações para combater o desemprego. Segundo Sanches, “isoladamente, o desemprego é o problema que mais preocupa o imperatrizense. Cerca de 40% da população de Imperatriz é vulnerável à pobreza, conforme o Atlas do Desenvolvimento Humano, da ONU”.
Entre as diversas ações, Sanches destaca: a) a formação de uma área especial de Apoio ao Pequeno Empreendimento, que, conjunta ou isoladamente, em parceria com o SEBRAE, terá o fim de orientar na identificação de oportunidades de negócios e na formação do empreendedor. Essa área também vai prestar assessoria para a elaboração de projetos e apresentação do empreendedor à instituição financeira;
b) criação de uma área especializada em Captação de Recursos. Para Sanches, “uma cidade com a grandeza e os problemas de Imperatriz precisa, na prefeitura, de um órgão específico, com uma equipe de técnicos especializados na identificação e captação de recursos que estão dentro e fora do País, nos organismos públicos, nas organizações não governamentais, nas instituições financeiras”. Edmilson Sanches tem sólida experiência na área. Ele assegura que “existem no Brasil e no Exterior bilhões de dólares sendo ofertados ou disponíveis para o mundo inteiro, inclusive a fundo perdido (dinheiro que não precisa ser pago), desde que os projetos apresentados sejam corretos, honestos, viáveis. Imperatriz precisa se inserir rapidamente no mundo contemporâneo e deve começar, rapidamente, a rastrear esses recursos, elaborar os projetos técnicos e negociar as melhores condições para trazer o dinheiro, a ser aplicado em ações de emprego, cidadania e desenvolvimento em geral - é o que se chama de internalização de recursos em benefício de empreendimentos locais”.
Ainda na área de Geração de Emprego e Renda, será desenvolvido o maior conjunto de ações de qualificação ou requalificação profissional, aproveitamento de habilidades e experiências individuais e grupais, promoção à produção de bens e serviços e comercialização - inclusive exportação - dos bens produzidos e serviços a serem prestados. Sanches diz que “será formada uma rede de colaboradores nas diversas Unidades Federativas e em diversos países para fazer a divulgação e venda de produtos de Imperatriz”. Também será aproveitada a disponibilidade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que, por meio do sistema “EXPORTA FÁCIL”, pode, sem maior burocracia e obedecido certo limite financeiro, levar itens (produtos) imperatrizenses para todas as partes do mundo.
Em 1999, Edmilson Sanches elaborou para a Prefeitura de Imperatriz um plano para formação de fundo de aval, em parceria com o Banco do Nordeste. Mais uma vez, suas ideias e esforços foram desconsiderados. Segundo Sanches, “secretários municipais, embora toda boa vontade e competência, têm, no máximo, poder de sugestão, pois quem tem mesmo poder de decisão é o prefeito - e, como prefeito, farei valer as boas sugestões dos secretários, sugestões que resultem em benefícios para Imperatriz e seu povo”.
Edmilson Sanches informa que também “será criado programa de geração de trabalho e renda para os que estiverem em situação de abandono ou de mendicância e vadiagem, conforme definido pelo Decreto-Lei federal nº 3.688”. (Assessoria)
Comentários