Ribamar Fiquene – A Câmara de Vereadores de Ribamar Fiquene, em cumprimento a determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), através do juiz da 103ª Zona Eleitoral, Franklim Silva Brandão Júnior, nessa quarta-feira (11), às 13h45, deu posse a Salomão Neres da Silva Filho (PSC) e Ivoneide Feitosa Pereira (PMDB) como prefeito e vice-prefeita do município de Ribamar Fiquene.
O secretário-chefe do Cartório Eleitoral, Sávio Miranda, durante a manhã dessa quarta-feira (11) envidou todos os esforços para expediente para entregar ao presidente da Câmara, mas não o encontrou. Cumprindo e fazendo cumprir a medida judicial, deu ciência pelo recebimento do expediente o vereador Pedro Silvino da Silva (PSDB), inclusive fazendo a convocação dos vereadores para a solenidade de posse.
Apesar de não haver sessões até a próxima sexta-feira, o Regimento do legislativo delibera que o vereador mais velho pode abrir o plenário para dar posse ao prefeito, segundo colocado nas eleições de 2012. Salomão Filho (PSC) obteve 1.629 votos, 31,16% da votação, contra 2.210 votos 42,27% obtidos por Israel Vasconcelos Ribeiro (PSB).
A posse imediata do segundo colocado nas eleições de 2012 foi determinada em julho de 2013 na própria sentença do juiz que cassou os mandatos eletivos dos impugnados, Israel Vasconcelos e o vice-prefeito Edilomar Miranda, por abuso de poder econômico e falsidade ideológica, omissão de despesas de campanha eleitoral, locação de veículos e de um imóvel para instalação e comitê na zona rural do município. A decisão foi confirmada pelo TER/MA, dia 29 de janeiro, e publicação do acórdão em fevereiro de 2015.
Mesmo o presidente da Câmara Municipal, Júlio César Oliveira, não tendo comparecido, os vereadores Betânia Cardoso (DEM), Evandro Saraiva (PP), Arcanja Lima (PTB) e Pedro Silvino (PSDB), o mais velho com assento no legislativo municipal, se declararam aptos e empossaram Salomão Filho e Ivoneide Feitosa prefeito e vice-prefeita, respectivamente, do município de Ribamar Fiquene.
“Não se trata de uma sessão ordinária ou extraordinária, é uma sessão solene de posse de prefeito e vice-prefeito que foram diplomados nessa terça-feira, pelo juiz da 103ª Zona Eleitoral em Montes Altos, Maranhão”, esclareceu o vereador Pedro Silvino.
Comentários