Domingos Cezar
A solenidade de posse do empresário e pecuarista Sabino Siqueira da Costa na presidência do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), na noite dessa sexta-feira (27), foi uma das mais concorridas, além de marcada pela emoção, a começar pela inauguração do auditório “Juca Machado”, em homenagem ao pecuarista José Machado Filho, antigo associado daquele sindicato. O auditório com capacidade para 100 pessoas não foi suficiente para comportar tantas personalidades que compareceram ao grandioso evento.
O então presidente Karlo Marques, ao inaugurá-lo, falou de sua ligação com Juca Machado e sua família, ressaltando a importância do homenageado para com o sindicato. Ele afirmou que o auditório era o espaço que faltava na estrutura do Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva para a realização de palestras, seminários e encontros entre a classe produtora rural, principalmente os associados. “Agora temos o espaço adequado para receber os palestrantes que recebemos para ministrar cursos e palestras”, disse Marques na abertura da solenidade.
Em seu pronunciamento, o prefeito Sebastião Madeira destacou que Imperatriz passou por duas fases: a primeira, desde a chegada de Frei Manoel Procópio até a inauguração da rodovia Belém-Brasília, em 1960, e a segunda a partir de então até os dias de hoje, quando a cidade se agigantou e cresceu extraordinariamente pela força de seu povo. O prefeito homenageou os migrantes quando disse que todos aqueles que ousaram crescer e se desenvolver nos mais diversos setores da economia deixaram seus estados e se estabeleceram em Imperatriz.
Madeira observou que Imperatriz é município mãe de 13 outros. Porém, mesmo perdendo grande parte de seu território, continua grande em desenvolvimento e município polo de toda essa região. “E o Karlo Marques é um dos homens que colaborou com esse desenvolvimento por ser um líder sindical agregador, sem radicalismo, razão porque obteve esse sucesso à frente do Sindicato Rural”, afirmou Madeira, referindo-se ao presidente sainte que esteve 9 anos à frente do sindicato.
Ao referir-se ao novo presidente, Madeira afirmou que Sabino Costa, além de empresário e pecuarista, é um excelente homem público. O prefeito fez questão de mencionar que todos os grandes empreendimentos que estão chegando em Imperatriz foram atraídos por Sabino Costa, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de seu governo. “Com seu tino empresarial, o Sabino tem conversado e convencido esses empresários a se estabelecerem com suas empresas no município de Imperatriz”, confessou o prefeito.
Madeira observou que o Sinrural teve a eleição mais movimentada de sua história, ressaltando que Sabino Costa venceu com uma pequena diferença de votos, o que demonstra que os dois candidatos possuem os mesmos ideais, “razão porque quero parabenizar a outra chapa na pessoa do Ribinha”, disse Madeira, referindo-se ao empresário e pecuarista Ribamar Cunha Filho, que concorreu ao pleito. “Com a posse dessa nova diretoria, ganha o Sinrural, ganham os associados da entidade e, sobretudo, ganha Imperatriz”, finalizou Madeira.
Ao se pronunciar, Sabino Costa disse, inicialmente, que aceitou assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município com a intenção de poder colaborar ainda mais com a cidade de Imperatriz, que proporciona tantas oportunidades para as pessoas que investem e trabalham. Sabino saudou a presença do empresário Jorge Batista Filho, lembrando que chegou a Imperatriz, em 1993, para assumir a direção local do Grupo Jorge Batista. Lembrou sua origem rural, razão porque se associou no Sindicato Rural de Imperatriz.
“Comecei como um simples associado, passei a frequentar as reuniões e dei palpites, os quais certamente contribuíram com a entidade e desde então me afeiçoei a ela”, confessou Sabino Costa, ressaltando que desde então passou a colaborar com o Sinrural. O novo presidente fez um relato sucinto de sua atuação na diretoria até chegar à presidência, pelos votos da maioria dos associados. “Nós produtores seremos fortes, nossa entidade será forte, se cada associado dê a sua contribuição”, observou Sabino.
O novo presidente fez menção de nomes de outros presidentes que também deram sua contribuição, destacando, entretanto, que os verdadeiros heróis foram os fundadores do Sindicato Rural, o qual se tornou o maior do gênero em todo o Norte e Nordeste do Brasil. Sabino Costa disse ter recebido uma mensagem de Ribinha Cunha Filho, o qual justificou sua ausência por se encontrar em Goiânia, com a família. Afirmou que recebeu a entidade com uma situação financeira equilibrada e garantiu que a transparência será um dos pilares de sua gestão.
Comentários