Com a meta de que nos próximos cinco anos o Maranhão se transforme no maior produtor de mel do país, o Governo do Maranhão e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) estão fomentando o arranjo produtivo local na área de apicultura e meliponicultura em municípios do estado. Uma das ações foi realizada nessa segunda-feira (16), com a entrega de 279 kits de apicultura a pequenos produtores rurais dos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Bacabeira, Buriti Bravo, Centro Novo do Maranhão, Colinas, São João Batista, Viana e Zé Doca. O investimento é de R$ 2 milhões.
Os kits foram entregues pela governadora Roseana Sarney, pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, e pelo superintendente da Codevasf no estado, João Batista Martins, em solenidade no Palácio dos Leões. O ato reuniu secretários de Estado, apicultores, prefeitos e deputados.
A governadora Roseana destacou que o Maranhão é responsável por um mel de altíssima qualidade muito procurado na Europa por ser desprovido de qualquer toxidez. “Por conta desse potencial, a criação racional das abelhas é uma das atividades que mais têm crescido nos últimos anos com o aumento do número de produtores e a chegada de grandes empreendimentos voltados para a extração e beneficiamento do produto”, observou Roseana Sarney.
“Com essa entrega nós vamos cada vez mais melhorar a qualidade do nosso mel e produzir mais, gerando emprego e renda no campo. Nós já somos um grande produtor e pelas informações que temos dos técnicos seremos um dos maiores do Brasil. Essa parceria com a Codevasf e com os prefeitos é muito importante porque ela acompanha e dá sustentação à nossa produção”, completou a governadora.
O secretário Cláudio Azevedo destacou que nenhum estado brasileiro produz mel de melhor qualidade que o extraído no Maranhão. “Dentro de três a quatro anos seremos o maior produtor de mel do Brasil. Nós temos florada que começa em maio na região Sul do Maranhão e vem até dezembro nos manguezais; nenhum outro estado tem essa potencialidade”, observou o secretário.
Melhorias e aumento da produção
Com a entrega dos kits, o governo e a Codevasf garantem aos apicultores melhoria e aumento na produção. Foram entregues mais de 6 mil colmeias. O prefeito de Viana, Francisco Gomes, disse que com a qualificação dos apicultores poderá ser triplicada a produção do município, que hoje está entre 90 e 100 toneladas/ano. “Com o apoio do governo Roseana e da Codevasf, essa atividade está sendo incrementada, desenvolvida e, em consequência, também as regiões que têm essa potencialidade”, declarou o prefeito.
Ele afirmou, ainda, que um dos maiores feitos da governadora foi trazer uma Superintendência da Codevasf para o Maranhão para que a companhia possa também tocar o desenvolvimento do Estado, através das potencialidades das regiões e dos municípios. “A apicultura é um desses meios que temos que explorar para desenvolver os municípios da Baixada e com isso promover o desenvolvimento da região”, completou o prefeito.
Auxílio na produção
As famílias beneficiadas receberam, ainda, outros equipamentos para auxiliar na produção, como alimentador de abelhas, tela excluidora de rainha, tela de transporte para colmeia, bandeja de aço para melgueiras, garfo desorpeculador, balde em aço inox, cavalete, luvas de borracha, baldes para transporte de materiais, luva tipo vaqueta de couro, estrado modular e tambores metálicos.
A distribuição dos kits de apicultura é uma das ações que integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria e é executada, no Maranhão, pela Codevasf com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional. Os kits foram entregues de acordo com a capacidade produtiva de cada apicultor beneficiado.
O primeiro kit é composto por 10 colmeias completas, 10 suportes, 2 EPIs, 10 kg cera alveolada, 01 carretilha, 01 formão e 01 fumigador. O segundo kit é composto por 20 colmeias completas, 20 suportes, 2 EPIs, 20 kg cera alveolada, 01 carretilha, 01 formão e 01 fumigador. E o terceiro kit contem 30 colmeias completas, 30 suportes, 2 EPIs, 30 kg cera alveolada, 01 carretilha, 02 formão e 01 fumigador.
O presidente da Federação Maranhense de Apicultura e Meliponicultura, Euler Gomes Tenório, disse que os kits vão ajudar no desenvolvimento da apicultura na área de abrangência da Codevasf, que inclui terra às margens dos rios Itapecuru e Mearim.
“O potencial do Maranhão é ímpar. Temos cinco biomas trabalhando dentro do estado. O Maranhão tem a capacidade de produzir o ano inteiro e isso é muito bom. Muitos apicultores que atuam no estado migraram de outros estados porque reconhecem o potencial do Maranhão e nós queremos que os apicultores do estado abracem essa atividade que é sustentável, não destrói nada e gera renda”, observou o presidente.
Para o apicultor José Maria Lima, do município de Zé Doca, o apoio do governo e da Codevasf é fundamental para o crescimento da produção. “Com a qualificação e os kits vamos produzir mais e melhor. Isso resulta também em mais qualidade de vida para as pessoas que trabalham nesta área e incentiva outras para entrar nesse negócio”, disse.
Comentários