A governadora Roseana Sarney e o ministro Gastão Vieira fizeram a abertura solene da 12ª Reunião de Ministros de Estado do Turismo do Mercado Comum do Sul (Mercosul), organizada pelo Ministério do Turismo, nessa sexta-feira (7), no Palácio dos Leões. A escolha de São Luís para sediar a reunião é uma homenagem aos 400 anos da capital maranhense. No encontro, ministros de Turismo que compõem o Mercosul discutiram estratégias para aumentar o fluxo de visitantes entre as nações do bloco, a definição de roteiros integrados e a ampliação da promoção turística compartilhada dos destinos sul-americanos.
Em seu pronunciamento, Roseana Sarney destacou que o encontro fortalece as relações entre os países. Ela aproveitou o momento para falar das ações com vistas à promoção do Maranhão em roteiros turísticos nacionais e internacionais e ressaltou que a prioridade do governo é recolocar o estado nos principais roteiros turísticos brasileiros. “Atualizar os projetos e ações previstas no Plano Maior, retomar o planejamento estratégicos e estimular os empresários a investir em novos produtos, novos roteiros e maior qualidade de serviços, estas são as nossas metas, pois o turismo é uma indústria que gera mais emprego e renda para o nosso país e para nosso estado”, enfatizou a governadora.
Roseana Sarney declarou que o Maranhão está preparado para receber, até 2014, a visita de pelos menos 2,6 milhões de turistas. “Nos anima o fato de termos um maranhense à frente do ministério”, disse referindo-se ao apoio recebido do Ministério do Turismo, que tem à frente o conterrâneo Gastão Vieira.
Durante o evento, o ministro Gastão Vieira e a ministra do Turismo do Uruguai, Lilian Kechichian, assinaram o Memorando de Entendimento para Cooperação em Matéria de Turismo. O memorando fortalece as relações amistosas entre as nações signatárias para promover e estimular o desenvolvimento do turismo e fortalecer a cooperação entre as organizações oficiais de turismo e instituições relacionadas com atividades turísticas, em referência ao convênio para o fomento ao turismo assinado em 1937 entre o Brasil e o Uruguai e o convênio básico de cooperação científica e técnica de 1975.
Além da ministra do Uruguai, participaram da reunião, o vice-ministro do Desenvolvimento do Turismo da Venezuela, Carlos Henrique Martinz; o secretário de Turismo da Argentina, Daniel Pablo Aguiera; o sub-secretário de Comunicação do Turismo do Equador, e Marcos Vilamar; os secretários de Estado do Maranhão, Jurandir Filho (Turismo), Olga Simão (Cultura) e Sérgio Macedo (Comunicação Social), a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, entre outras autoridades.
Intercâmbio
Atualmente, dos 5,4 milhões dos turistas internacionais que visitam o Brasil, quase a metade - 2,6 milhões - vem da América do Sul. Desses, 1,6 milhões são da Argentina. “O que nos desejamos é que o turista que vá à Argentina venha ao Brasil e entre pelo Nordeste. Os próprios argentinos, que só frequentam o Sul do país, que eles venham para o Nordeste”, disse o ministro Gastão Vieira. Ele destacou que foi inaugurada uma linha Buenos Aires/Salvador que deve ser uma alça para atrair turistas para São Luís e Fortaleza. “Pegamos uma carona pela rota das emoções. Alternativas existem”.
A reunião, segundo Gastão Vieira, busca uma relação comercial mais forte entre os países. A ministra do Uruguai, Lilian Kechichian, também destacou a importância do evento para estreitar as relações entre os países. “Esses eventos são uma grande oportunidade para buscarmos alternativas para desenvolver o turismo”, disse. Ela falou que o acordo assinado durante a reunião vai possibilitar um melhor posicionamento das políticas públicas voltadas para esta questão.
O secretário Jurandir Filho falou sobre a importância da reunião. “São Luís hoje é o centro das discussões do turismo na América do Sul. Discute-se as novas diretrizes, os rumos, os investimentos e as potencialidades que a América do Sul tem para mostrar ao mundo”, observou.
Publicado em Política na Edição Nº 14574
Comentários