Governadora Roseana Sarney em reunião com secretários de Estado

O detalhamento das ações nas áreas de Cultura, Educação e Desenvolvimento Social marcou a reunião da governadora Roseana Sarney com secretários de Estado, nessa segunda-feira (14), no Palácio dos Leões. No encontro, a governadora reforçou aos titulares das pastas o detalhado monitoramento do que já foi realizado, do que está sendo feito e do que ainda está em execução até o fim do ano.

“Esse acompanhamento minucioso, por município, é necessário como uma forma de também dar transparência à comunidade sobre o que está sendo desenvolvido pelo governo em todas as regiões do Maranhão”, ressaltou a governadora.
Participaram da reunião os secretários Anna Graziella Costa (Casa Civil), Carla Georgina (Comunicação Social), José Raimundo Frazão (Infraestrutura), José Costa (Ciência e Tecnologia), Rodrigo Valente (Programas Especiais), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), Claudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Joaquim Haickel (Esporte e Lazer), Catharina Bacelar (Mulher), Silvano Neto (Cidades e Desenvolvimento Urbano), a controladora geral do Estado, Maria Helena Costa, e secretários adjuntos.
Em sua fala, a secretária adjunta de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Conceição Andrade, destacou a volta às aulas na rede pública estadual, ocorrida nessa segunda-feira (14). Segundo ela, o cronograma inclui o retorno de aproximadamente 380 mil alunos em mais de 1.100 escolas nas 19 Unidades Regionais de Educação. Conceição Andrade assinalou que a Seduc estabeleceu um calendário referência para que as escolas comecem e terminem o ano letivo no mesmo período, respeitando a especificidades de cada unidade.
A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, detalhou ações na área de patrimônio histórico. Ao todo, das 44 obras englobadas pela ação do PAC Cidades Históricas em São Luís, 17 são em prédios pertencentes ao Governo do Estado, que investe contrapartida financeira de R$ 15 milhões no projeto. O investimento total é de R$ 130 milhões.
Estão incluídos na lista, o Teatro Arthur Azevedo, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Escola de Música Lilah Lisboa, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Teatro João do Vale, Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia, Casa de Nhozinho, Museu de Artes Visuais, Arquivo Público do Maranhão, Centro de Artes Cênicas (Cacem), Casa do Maranhão, Biblioteca Escolar, Solar dos Vasconcelos e o prédio sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Desses espaços que passarão por revitalização, 9 já estão com projetos arquitetônicos licitados e em fase desenvolvimento, incluindo revisão nos sistemas elétrico e hidráulico.