Domingos Cezar
O vereador Raimundo Roma (PSL) denunciou da tribuna "Vereador Freitas Filho" na sessão dessa quinta-feira (21), na Câmara Municipal, motoristas que transportam areia das margens do rio Tocantins para o centro e bairros periféricos de toda a cidade.
Roma informou a seus pares que recebeu dezenas de reclamações de moradores, principalmente do bairro do Bacuri, alertando que alguns motoristas dirigem em alta velocidade e, por essa razão, já teriam provocado acidentes no trânsito.
O parlamentar afirmou que os caçambeiros - como são denominados - não causam problemas apenas no trânsito da cidade. "Muitos deles transportam a areia sem a devida cobertura com a lona e saem derramando areia nas ruas e avenidas.
Essa areia derramada que mais tarde se transforma em poeira é que inferniza as donas de casas, uma vez que o pó adentra nas residências sujando móveis e objetos. "Essa é, sem dúvida, uma das reclamações mais constantes", afirma o vereador.
O vereador Francisco das Chagas Alves de Brito, o Chagão (PSD), em aparte, alertou que vários motoristas estão trabalhando durante a noite no transporte de areia sem a devida cobertura. "Esses estão fugindo de uma possível fiscalização", observa Chagão.
Raimundo Roma chamou a atenção da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), solicitando que o secretário Enéas Nunes Rocha faça uma fiscalização mais rigorosa para que esses problemas possam ser evitados e as ruas fiquem limpas.
Em contato com o titular da Sepluma, ele garantiu que a Secretaria vem fiscalizando, mas garantiu que, diante dessas denúncias, vai fiscalizar com mais rigor. Enéas Rocha afirmou que a Prefeitura, por intermédio da Sepluma, vem procurando fazer respeitar o Código de Postura do Município.
O secretário de Trânsito e Transportes (Setran), José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar, na última reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam), garantiu aos conselheiros que a Setran vai tratar a questão dos caçambeiros com mais rigor.
"Já recebemos denúncias nesse sentido de conselheiros, bem como de moradores que se sentem prejudicados com a ação desses motoristas que, além de transportar a areia irregularmente, ainda prejudicam o trânsito da cidade", finalizou o secretário.
Publicado em Política na Edição Nº 14561
Roma denuncia transportadores de areia
Secretários garantem que vão fiscalizar com mais rigor os caçambeiros
Comentários