Num encontro, no último final de semana, com dirigentes da UFMA, o senador falou sobre seu projeto da criação do que será a Universidade Federal da Amazônia Maranhense. O senador Roberto Rocha (PSDB) encerrou as atividades parlamentares de fevereiro com uma visita à direção da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No encontro, dia 28, com o reitor Natalino Salgado e equipe, o senador tratou sobre os projetos que estão sendo viabilizados {por ele} para aquela instituição de ensino, as novas demandas e sobre o já anunciado projeto de criação de um nova universidade federal no Maranhão, que seria a Universidade Federal da Amazônia Maranhense- UFAMA.
Na reunião, Roberto Rocha informou já ter apresentado o projeto da nova universidade ao presidente da República e ao ministro da Educação e que busca recursos para estruturar os campi de Balsas, Imperatriz e Grajaú para. " Quando nascer a nova universidade eles já estejam bem equipados", disse.
O apoio à criação de uma segunda universidade federal no Estado do Maranhão foi um dos compromissos de campanha de Natalino Salgado, reiterado numa de suas vindas a Imperatriz ao lado do então candidato a vice-reitor Marcos Fábio, que uma vez na listra tríplice, acabou nomeado para o cargo. Com atuação docente no interior do Estado, o professor também defende uma nova universidade para o Maranhão.
"Como senador, ele está imbuído dos melhores propósitos para levar nossos projetos à aprovação na bancada federal maranhense e, assim, atender às demandas mais emergenciais, como a consolidação do campus de Balsas e a construção de um prédio no campus de Imperatriz, porque lá os estudantes estão tendo aulas em escola cedida pela Prefeitura", declarou Natalino Salgado à sua assessoria de imprensa.
"A educação precisa ser tratada com prioridade! Desta forma, além de projetos e emendas que já destinei para Universidade, estou trabalhando para criar a segunda Universidade Federal do Maranhão, a partir do campus de Balsas, Imperatriz e Grajaú", reafirmou horas depois da reunião em suas redes sociais.
Na mesma postagem, Roberto Rocha disse ainda que "construiremos,
também, novos campus em Barra do Corda, Açailândia e Estreito. A criação de uma nova Universidade Federal aqui no nosso estado irá transformar para melhor a vida de milhares de estudantes maranhenses que sonham e lutam por uma oportunidade de cursar o ensino superior"
ANÚNCIO FEITO EM IMPERATRIZ EM DEZEMBRO - A iniciativa da criação de uma nova universidade federal no Maranhão é defendida por Roberto Rocha desde o tempo em que ele era deputado federal. Necessidade entendida por ele como um importante vetor para o desenvolvimento do Maranhão.
Em Dezembro do ano passado, durante a inauguração da nova Superintendência da Caixa Econômica Federal, que tem sede em Imperatriz, o senador declarou ser essa uma das lutas do seu mandato. Por mais de uma vez o senador Roberto Rocha destacou a importância e possibilidade {agora real} da criação da UFAMA, projeto em tramitação no Congresso Nacional.
Ainda na reunião com a equipe de Natalino Salgado, foi ressaltada a atuação parlamentar de Roberto Rocha a favor da UFMA. Pra este ano, ele já destinou uma emenda na ordem de R$ 2 milhões de reais para a compra de livros.
Também foi lembrada a aprovação orçamentária para a construção de um prédio acadêmico no campus de Imperatriz. Aos jornalistas que acompanharam o encontro, o senador Roberto Rocha declarou que "talvez, na história da Instituição, eu seja o parlamentar que mais tenha lutado por emendas destinadas a este centro universitário. Ao visitar a Biblioteca Central, que está com as obras paralisadas, entendo a necessidade de buscar recursos para inaugurarmos essa importante obra. Uma biblioteca que deve ser, ao mesmo tempo, tradicional, com livros físicos, mas interligada com o mundo, de maneira tecnológica", frisou o senador, que, nessa tarde, visitou, ainda, o planetário da UFMA. (Elson Araújo)
Comentários