BRASÍLIA-DF - O senador Roberto Rocha (PSB-MA) defendeu em Plenário projeto seu que tipifica como crime hediondo a apropriação ou desvio de dinheiro de programas sociais como o Bolsa Família e a distribuição de merenda escolar. Dessa forma, o senador disse ser possível evitar o sofrimento de pessoas vulneráveis, cuja única alimentação do dia se resume justamente à merenda.

Ele citou reportagem da TV Record, no interior do Maranhão, onde a fome é consequência do fracasso de políticas públicas, ineficiência para cadastramento dos mais pobres e roubo.
A reportagem, disse o senador, percorreu quatro municípios do estado que estão entre os cinco com piores rendas do país e estão entre os 35 do Maranhão com o pior índice de desenvolvimento humano (IDH), do Brasil: Fernando Falcão, Marajá do Sena, Centro do Guilherme e Belágua.
Em Belágua, continuou Roberto Rocha, as escolas passam o ano inteiro sem oferecer merenda regular por simplesmente haver desvio de dinheiro para a compra dos alimentos.
- A merenda escolar é a única refeição do dia. Não é justo que nesses casos ela seja vista apenas como um lanche, uma merenda. Ela é uma garantia mínima nutricional de milhares de crianças. Precisa ser tratada de forma especial, como uma questão de segurança alimentar e de calamidade pública - afirmou.