Rigo Teles cita exemplo de Fernando Falcão, "um ex-povoado miserável de Barra do Corda que hoje melhorou seu IDH"

O deputado Rigo Teles (PV) anunciou, na terça-feira (17), que está mobilizando a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa para tornar realidade o sonho de emancipação política de vários povoados do Maranhão, especialmente os da região Central do Estado.
O anúncio foi feito depois que Rigo Teles recebeu, em seu gabinete, um grupo de lideranças políticas e comunitárias dos povoados Cocos do município de Mirador, Ipiranga e Santa Vitória de Barra do Corda, liderados pelo prefeito Roni Souza e pelos vereadores João Pedro e Graça do Ivan.  
Ao receber a documentação comprovando que os povoados podem ser emancipados, Rigo Teles pediu o apoio de todos os deputados, para viabilizar a aprovação do projeto de emancipação política dos povoados, que já passou por todas as comissões do Congresso Nacional e será votado no dia 15 de maio.

Luta em Brasília
Recentemente, Rigo Teles participou, na Câmara Federal, de importante reunião da Comissão Especial do PLP 137/15, que trata da emancipação. Na ocasião, Rigo lutou pela emancipação dos povoados do Maranhão, especialmente Ipiranga e Santa Vitória, em Barra do Corda, e Alto Brasil, de Grajaú.
O parlamentar ressaltou que, depois da aprovação do PLP 137/15, será devolvida às Assembleias Legislativas a prerrogativa de legislar sobre a emancipação dos povoados. "Conhecemos os municípios emancipados em 1994, com as eleições em 96, e percebemos o progresso e a prosperidade", disse.
Na ocasião, Rigo Teles citou como exemplo Fernando Falcão que, antes de ser emancipado de Barra do Corda, era considerado um dos municípios mais miseráveis do Brasil, e hoje é um exemplo para o Maranhão, porque se desenvolveu, prosperou e cresceu no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Deputado destaca operação da PF contra corrupção e colhe assinaturas para CPI da Saúde

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) elogiou o trabalho da Polícia Federal que, segundo ele, tem apurado indícios de desvios de recursos na Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. Trata-se de supostas fraudes na contratação e pagamento de pessoal, contratos de gestão e termos de parceria, firmados pelo Governo do Estado do Maranhão.
Após destacar a atuação da Polícia Federal, o deputado Wellington retomou a coleta de assinaturas para criação da CPI da Saúde, uma solicitação de sua autoria, que visa investigar possíveis desvios na saúde pública do Maranhão.
"Assinei a criação de todas as CPIs nesta Assembleia. Solicitei também a criação da CPI da Saúde e apenas três colegas deputados assinaram até o presente momento. Estamos em defesa da população que depende do sistema de saúde público do Maranhão", concluiu Wellington do Curso.