Alair Firmiano: "Com a criação do núcleo, vamos melhorar o tratamento, diminuir o tempo de espera para o diagnóstico e abaixar os índices na região"

Para traçar planos de combate à leishmaniose (calazar), o secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano, levou para o seu gabinete representantes da Vigilância Epidemiológica e Assistência Farmacêutica do Estado. O encontro discutiu a criação de um Centro de Referência da Doença no Município.

"Vamos criar no Hospital Municipal (HMI) um núcleo de diagnóstico precoce da leishmaniose, com realização de mielograma, exame que permite identificar a enfermidade de forma rápida", explicou Alair. De acordo com o secretário, Imperatriz será a primeira cidade a contar com um setor referenciado para diagnóstico e tratamento da patologia.
Segundo dados apresentados na ocasião, em 2016, 30 pessoas morreram vítimas do calazar e este ano seis crianças já foram acometidas com a doença, nesta cidade. "Com a criação do núcleo, vamos melhorar o tratamento, diminuir o tempo de espera para o diagnóstico e, consequentemente, abaixar os índices na região", afirmou o secretário. Ele destacou ainda que tanto os médicos da Atenção Básica quanto da Urgência e Emergência passarão por treinamentos e palestras com especialistas. (Maria Almeida-ASCOM/PMI)