Elson Araújo
Colaborador
A duplicação da BR-010, na travessia urbana de Imperatriz, é uma realidade, mesmo ainda com doses de desconfiança, que começa a ser absorvida e, consequentemente, cobrada pela classe política e a população. Os recursos, ao que consta, estão assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal.
Depois do processo de licitação, da emissão das licenças ambientais, em 2014 o serviço começou, contudo, sem nenhum aviso ou qualquer explicação na ocasião, as obras foram paralisadas. Agora, quando já se imaginava que seria mais uma “que chegou sem ficar”, máquinas e homens recomeçaram a se movimentar no canteiro de obras da firma que ganhou a licitação.
A obra não só foi retomada como ganha força com a vinda, nesta sexta-feira, 25, de diretores do DNIT, de representantes do Ministério dos Transportes, e representando a bancada maranhense no Congresso Nacional os senadores Edison Lobão (PMDB), João Alberto (PMDB) e Roberto Rocha (PSB), além do assessor da presidência da República, o ex-deputado Chiquinho Escórcio.
Ontem à tarde, a assessoria do senador Roberto Rocha confirmou a chegada do secretário nacional dos Transportes, Luciano de Castro, que desembarcou à noite acompanhado de mais dois diretores daquele órgão, Marcos Tavares e Nilvam Braga. Eles participam, às 15 horas, ao lado dos parlamentares federais, de um ato público conduzido pelo DNIT no “Campo do DNER” para marcar o reinício das obras da duplicação. Ali, a população tomará conhecimento do cronograma de todas as suas etapas, valores liberados até agora e sobre o papel dos parlamentares maranhenses para que a obra seja hoje considerada uma realidade.
A assessoria do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que cumpre agenda na cidade, no final da tarde de ontem confirmou que ele também vai participar do ato.
Necessária - A duplicação da BR-010 na travessia urbana de Imperatriz hoje é uma necessidade. Dos anos 1960 até hoje a cidade cresceu, dando origem a vários bairros (verdadeiras cidades) e a diversas empresas ao longo da BR. O número de veículos aumentou e aquele trecho rodoviário ficou pequeno para tantos veículos e também pessoas. O número de acidentes só tem aumentado ao longo dos anos. O representante comercial Manoel Soares, que mora no residencial Itamar Guará, ressaltou a dificuldade que ele, de bicicleta, enfrenta todo o dia para se deslocar ao centro da cidade. “Confesso que tenho medo. Já me livrei várias vezes de acidentes. Espero que agora essa duplicação saia de verdade”, disse.
Sobre a retomada da obra da travessia, o ex-prefeito Sebastião Madeira declarou que a mesma, além de mudar de patamar a parte urbana da cidade, hoje é fundamental para que Imperatriz acabe com esse gargalo que se transformou a travessia urbana de Imperatriz.
O presidente do Sindicato da Construção Civil do Maranhão/Oeste, o engenheiro João Neto Franco, também teceu comentários sobre a obra. Ele observou que a importância abrange vários aspectos, principalmente pelo fato de o País enfrentar hoje uma grave crise econômica e a cidade ser palco de uma obra de tamanha magnitude. “Recebemos a notícia com alegria e satisfação”, disse o líder classista. “Uma obra importante que vai exercer forte influência na mobilidade urbana beneficiando não só Imperatriz, mas todas as cidades do entorno”, completou o também engenheiro Marcelino Tavares.
A duplicação e adequação da capacidade da rodovia BR-010, travessia urbana de Imperatriz, um trecho de 12,8 km, foi planejada para melhorar o trânsito na área urbana de Imperatriz e proporcionar mais segurança para pedestres e demais usuários. A obra inclui oito elevados, duas novas pontes sobre o Riacho Cacau e alargamento e reforço de duas pontes no subtrecho entre a MA-280 (município de Governador Edison Lobão) e a MA-125 (próximo ao município de Cidelândia).
Histórico - A luta pela duplicação da BR-010 no perímetro urbano de Imperatriz se arrasta há alguns anos e hoje acumula vários patronos. Os registros jornalísticos revelam que os primeiros movimentos começaram no Congresso com os ex-deputados federais Sebastião Madeira e Roberto Rocha. Madeira, por exemplo,foi o autor da emenda parlamentar que garantiu o recurso para que o projeto técnico fosse realizado. Depois, o ex-deputado federal Davi Jr (PR) pegou a bandeira e fez gestões para que o projeto saísse do papel. Chegou a apresentar a maquete do que seria a obra depois de pronta, mas a coisa empacou. Com a entrada do ex-deputado Chiquinho Escórcio na “briga”, o projeto foi desengavetado e incluído no PAC com o apoio do ex-presidente José Sarney.
Os recursos iniciais foram liberados, mas depois tudo parou a ponto de a empresa vencedora da licitação ameaçar até desistir. Hoje a duplicação foi abraçada por toda a bancada maranhense no Congresso Nacional. A obra motivou até mesmo uma audiência pública realizada em Brasília provocada pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, o deputado federal Hildo Rocha. Em Imperatriz também ocorreu uma audiência pública na Câmara Municipal para debater o tema.
Comentários