Dados do “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, divulgado nessa segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), mostra Imperatriz entre os municípios brasileiros com alto desenvolvimento humano.
Considerada metrópole da Região Tocantina, em relação ao desenvolvimento e qualidade de vida, de acordo com o relatório divulgado na página da Globo na internet, Imperatriz alcançou o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,731. O que a coloca em situação de vantagem em relação aos municípios de Porto Franco (0,684), Estreito (0,659), Açailândia (0,672) e Balsas (0,687), que têm forte influência na produção agroindustrial do estado, mas só alcançaram o médio desenvolvimento.
De acordo com o programa, o índice é calculado com base em três indicadores: longevidade e saúde; acesso ao conhecimento; renda associada à qualidade de vida. Nesses itens, segundo o relatório, Imperatriz contabiliza respectivamente 0,803 (vida longa), 0,698 (educação) e 0,697 (padrão de vida com base no rendimento per capita por pessoa).
Em entrevista, o prefeito Sebastião Madeira ressaltou a satisfação em receber o fruto do trabalho enquanto gestor. “Esses dados são obtidos com base em áreas essenciais como educação e renda. Mas o importante não é apenas aumentar a renda como o ocorrido em diversas cidades do nordeste onde houve aumento considerável na renda e não houve melhora na qualidade de vida com investimento em infraestrutura, educação e saúde, por exemplo. Isso mostra que nossa cidade está cada vez melhor”. [Kayla Pacheco – ASCOM]
Publicado em Política na Edição Nº 14766
Relatório do Pnud coloca Imperatriz entre os municípios brasileiros com alto desenvolvimento humano
“Nossa cidade está cada vez melhor”, diz Madeira
Comentários