O relator da medida provisória (MP) que reorganiza a estrutura do governo federal, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB pernambucano, vai manter no relatório o Coaf - Conselho de Controle de Atividades Financeiras - dentro da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O parlamentar se reuniu nesta segunda-feira (6), com o ministro Sérgio Moro.
O Coaf estava no Ministério da Fazenda e foi transferido para a Justiça, com o novo governo. O Coaf é responsável por identificar movimentações financeiras suspeitas que possam configurar lavagem de dinheiro ou evasão de divisas.
O senador Fernando Bezerra Coelho destaca que apesar de manter o Coaf no Ministério da Justiça é preciso articular o Congresso para aprovar o texto.
Fernando Bezerra Coelho ainda destacou que está em debate, também, se a Funai, a Fundação Nacional do índio, deve ou não voltar para o Ministério da Justiça e qual o destino do registro sindical que, com o fim da pasta do Trabalho, foi abrigado no Ministério da Justiça.
O relatório do senador será apresentado nesta terça-feira (7) a tarde, na Comissão Mista do Congresso Nacional. A medida provisória tem até o início de junho para ser aprovada na Câmara e no Senado, caso contrário perde a validade. (Lucas Pordeus León)
Comentários