Presidente do Sindicato Rural, Sabino Costa

O reitor José Augusto Silva Oliveira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), esteve reunido com o novo presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), empresário Sabino Costa, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. O objetivo do encontro foi discutir a parceria entre o Sindicato e a Uema, num convênio assinado, em julho de 2010, para a construção de instalações dos cursos da área de Ciências Agrárias, oferecidos pelo Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi).
De acordo com o professor José Augusto, a reunião foi muito proveitosa e a parceria foi confirmada com o presidente Sabino, no interesse comum da melhoria dessas instalações da Uema em Imperatriz.
Na oportunidade, o reitor falou, também, ao empresário Sabino da interiorização da Universidade, hoje com 21 Campi em todo o estado e, ainda, do programa especial Darcy Ribeiro, e do UemaNet, o que, segundo o professor, é um enorme desafio para esta gestão, tendo em vista suas complexidades nos diversos aspectos administrativos e acadêmicos.
O presidente disse ao reitor que, se depender dele, o projeto será implantado e acrescentou: “Estamos reafirmando a doação da área dentro do Parque, já citada em convênio assinado há dois anos, destinada à construção de um espaço para abrigar os cursos ligados às ciências agrárias. Vamos, inclusive, cobrar dos nossos representantes e conscientizá-los da importância desse projeto para a região”.
A área doada pelo Sinrural para a Uema é de 50.000 m² e fica localizado dentro do Parque, onde serão instalados, inicialmente, os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal.
Participaram da reunião o diretor do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi), Antonio Expedito Barroso; o diretor do Centro de Estudos Superiores de Açailândia (Cesa), José Ribamar Oliveira; o diretor dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, Wilson Araújo; o diretor do Curso de Administração, Antonio Lucena; o representante do Curso de Medicina Veterinária, Jailson Honorato Pinto; o professor Manoel de Oliveira Dantas, representando a Fapema, e os professores do Curso de Agronomia, Paulo Henrique Arão e Valmir de Lima.

Encontro
Logo em seguida, o reitor José Augusto, acompanhado de professores do Cesi, teve um encontro com o deputado estadual da região, Carlinhos Amorim, com quem também tratou do assunto. Carlinhos disse que fará o que puder para ajudar a Universidade na concretização desse projeto. Ele também solicitou ao reitor que a Uema estudasse a possibilidade de criação e instalação do Curso de Engenharia Civil em Imperatriz, uma aspiração do setor produtivo local.
“Saio otimista deste encontro com o reitor e com o diretor do Cesi, pela celeridade da construção desse campus, que abrigará os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal, mas, sobretudo, pela ampla possibilidade, em um futuro não muito distante, da chegada do Curso de Engenharia Civil para atender uma grande demanda não só da cidade de Imperatriz, mas também de 27 municípios que integram a região Tocantina”, ressaltou Carlinhos.